UMA CONVERSA PELO PENSAMENTO DE WALTER BENJAMIN COM ALEXANDRE FERNANDEZ VAZ

  • Tania Cristina Barreto de Souza UFMS
  • Julyana Sueme Winkler Oshiro Galindo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Christian Muleka Mwewa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Résumé

Este texto trata de um breve relato referente a uma entrevista concedida pelo Professor Doutor Alexandre Fernandez Vaz  para o Grupo de Pesquisa Educação e Cultura para a Formação de Professores-EduForP-UFMS-CNPq, liderado pelo Professor Doutor Christian Muleka Mwewa, professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Programa de Pós-Graduação em Educação-CPTL-FAED), e como entrevistadoras as integrantes do grupo, a doutoranda Julyana Sueme Winkler Oshiro Galindo (PPGE-FAED) e a mestranda Tânia Cristina Barreto de Souza (PPGE-FAED). A entrevista focalizou sobre a infância em Walter Benjamin e a importância da experiência para a constituição da subjetividade. Ainda abordou questões étnico “raciais” e o papel do adulto (professor/a da educação infantil) nessas relações, pautadas no pensamento do filósofo alemão. A entrevista foi dividida em três blocos distribuídos da seguinte forma: no primeiro foram três questões; no segundo mais três e no último apenas uma questão com percepções e comentários gerais do entrevistado e dos entrevistadores. Conclui-se que, com as reflexões realizadas por meio da entrevista concedida por Vaz, mediando o pensamento de Benjamin, podemos questionar se o(a)s professores estão com um olhar sensível para conhecer os interesses/pensamentos das crianças, os conhecimentos que são apropriados por elas e os elementos culturais dos grupos sociais em que estão imersas.

Références

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. 9. ed. Tradução de Mauro Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2022.

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: BENJAMIN, W. O anjo da história. Tradução de João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2012, p. 7-20.

BENJAMIN, Walter. Rua de mão única. In: BENJAMIN, Walter. Rua de mão única; Infância berlinense: 1900. Tradução de João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2013a, p. 7-65.

BENJAMIN, Walter. Infância berlinense: 1900. In: BENJAMIN, Walter. Rua de mão única; Infância berlinense: 1900.Tradução de João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013b, p. 67-116.

SCHOLEM, Gershom. Walter Benjamin: a história de uma amizade. Tradução de Jaboc Guinsburg; Natan Norbert Zins; Geraldo Gerson de Souza. São Paulo: Perspectiva, 2008.
Publiée
2023-11-08
Rubrique
Resumos Simples