NOTAS SOBRE LITERATURA E DIVERSIDADES SOCIAIS
Abstract
O objetivo do presente resumo, em curso, é realizar reflexões sobre como o livro literário infantil pode constituir um instrumento importante na busca de representações das infâncias e suas identidades étnicas, estéticas e culturais, trazendo o mesmo como possibilidade de formação cultural e humana nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sendo um processo de construção de pontes que esfacelem com o racismo presente na sociedade brasileira.Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho documental que se apropriou da análise bibliográfica como instrumental e que teve como objetos de estudo os livros literários infantis O Menino Nito, de autoria de Sonia Rosa, e Meu crespo é de Rainha, de autoria de bell hooks (com letra minúscula para não demonstrar superioridade), buscando explorar os contextos das obras no que tange às relações étnicas e“raciais”e a infância, focalizando a importância da literatura infantil para a formação humana e emancipatória das crianças no contexto escolar e sobretudo na formação de professores. Consideramos que, os livros literários infantis que trazem as diversidades sociais abrem caminhos para experiências mais fecundas, sensíveis e humanas.
Literaturhinweise
ADORNO, T. W. Teoria da semiformação. Tradução de Newton Ramos-de-Oliveira. In: PUCCI, B.; ZUIN, A.. A. S.; LASTÓRIA, L. A. C. B. (Org.). Teoria crítica e inconformismo: novas perspectivas de pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2010.
CANDIDO, A. Vários Escritos. São Paulo: Duas cidades, 2011
LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. Literatura infantil brasileira: história e histórias. 2.ed. São Paulo: Ática, 1985
LAJOLO, M. Negros e Negras e Monteiro Lobato. In: LAJOLO, M. Lendo e escrevendo Lobato. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
MUNANGA, K. Teoria Social e Relações Raciais no Brasil contemporâneo. In: OLIVEIRA, Iolanda de (org.). Cadernos PENESB – 12: Especial Curso ERER. Niterói: EdUFF, 2010.
MWEWA, M. Adorno, Hall e Canclini: a formação na constelação das mediações culturais (Tese de Doutorado). Centro de Ciências da Educação. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.