DIVERSIDADES, IDENTIDADES E GÊNERO NO CONTEXTO ESCOLAR
IMPLICAÇÕES REFLEXIVAS
Abstract
Buscamos refletir sobre os conceitos de gênero, corpo e sexualidade no espaço escolar. Entendemos a escola como um lugar de diversidades sociais que constitui uma organização social na produção e reprodução das desigualdades de gênero e tantas outras. A discussão busca oferecer subsídios teóricos e metodológicos para tensionar tais questões em sala de aula. Essa discussão se faz importante ao consideramos as relações de poder no cotidiano escolar e suas consequências na construção das identidades dos sujeitos. Abordamos a temática com base em uma revisão bibliográfica específica sobre as diversidades sociais. Portanto, tomando como referência os estudos culturais e estudos sobre gênero no contexto educativo. Operar largamente com estes conceitos pressupõe a intenção de destituir as representações sociais nefastas que impossibilitam os reconhecimentos das identidades subjetivas (próprios do sujeito) e objetivas (com as quais o sujeito opera na realidade). Os resultados evidenciaram a necessidade de desconstruir os estereótipos associados as questões de gênero, corpos e sexualidades no contexto educativo.
Literaturhinweise
FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Editora Loyola, 2010
FREUD, Sigmund. (1930). O Mal-Estar na Civilização. Rio de Janeiro: Imago, 1969.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 7ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
LOURO, G.L. Gênero, História e Educação: construção e desconstrução. Educação e Realidade. Porto Alegre, v.20, n.2, p.101-132, jul/dez, 1995.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero e magistério: identidade, história e representação. In: CATTANI, Denise et al. (Org.). Docência, memória e gênero: estudos sobre formação. São Paulo: Escrituras, 1997.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós estruturalista. Petrópolis: Vozes. 1997.