DIVERSIDADES, IDENTIDADES E GÊNERO NO CONTEXTO ESCOLAR

IMPLICAÇÕES REFLEXIVAS

  • Thalita Pereira da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Gênero, sexualidade e corpo; Identidades; Contexto educativo.

Resumo

Buscamos refletir sobre os conceitos de gênero, corpo e sexualidade no espaço escolar. Entendemos a escola como um lugar de diversidades sociais que constitui uma organização social na produção e reprodução das desigualdades de gênero e tantas outras. A discussão busca oferecer subsídios teóricos e metodológicos para tensionar tais questões em sala de aula. Essa discussão se faz importante ao consideramos as relações de poder no cotidiano escolar e suas consequências na construção das identidades dos sujeitos. Abordamos a temática com base em uma revisão bibliográfica específica sobre as diversidades sociais. Portanto, tomando como referência os estudos culturais e estudos sobre gênero no contexto educativo. Operar largamente com estes conceitos pressupõe a intenção de destituir as representações sociais nefastas que impossibilitam os reconhecimentos das identidades subjetivas (próprios do sujeito) e objetivas (com as quais o sujeito opera na realidade). Os resultados evidenciaram a necessidade de desconstruir os estereótipos associados as questões de gênero, corpos e sexualidades no contexto educativo.

Biografia do Autor

Thalita Pereira da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPTL . Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPTL. Linha de pesquisa: Educação, Infâncias e diversidades. Professora Bilíngue pela Fundação Lowtons de Educação e Cultura - FUNLEC. Ex Bolsista do Programa Residência Pedagógica e ex bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntária - PIVIC/UFMS.

Referências

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Publicado
2023-11-08
Seção
Resumos Expandidos