FORMAÇÃO FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A IMPORTANCIA DAS PRÁTICAS COLABORATIVAS NO ATENDIMENTO HOSPITALAR E DOMINICILAR, EM GRUPO DE ESTUDO LEPTA (LABORATÓRIO DE ENSINO E PESQUISA EM TECNLOGIAS ASSISTIVAS) E VAGALUME DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL/CAMPO GRANDE MS

  • Anderson Pereira Tolotti Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Jucelia Linhares Granemann de Medeiros Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Abstract

Esta proposta de formação de professores para o grupo de estudo do LEPTA E VAGALUME de forma colaborativa, na temática do atendimento hospitalar e domiciliar, buscando de forma colaborativa a elaboração de matérias pedagógicos inclusivos na Tecnologia Assistiva (TA), contribuir no ensino e aprendizado e priorizando os direitos humanos e as  políticas públicas junto com as ações pedagógicas. Tendo como objetivo propor uma formação para professores através de oficinas e elaboração de ações de práticas lúdicas com ênfase na classe hospitalar e domiciliar. A metodologia será fundamentada nas contribuições dos autores Teixeira (2014), Morgado (2011) e Vygotsky (2009), ficando organizadas nas seguintes sequências:  8 ( oito)  encontros com os professores, sendo 4 ( quatro) de forma online e 4 ( quatro) presencial tendo como duração de 3h cada encontro, as ações serão distribuídas em encontros : 1º e 2 º Encontro ( Plataforma meet) Atividade : Leitura das legislações vigentes no Brasil e nos Estados com ênfase no Atendimento Hospitalar e Domiciliar/ As ações de tecnologia assistiva ( TA) dentro no atendimento hospitalar e domiciliar.  3º e 4º Encontro Atividade: Observações durante as visitas in loco nos ambientes hospitalares e domiciliares/ instituições públicas e privadas no município de Campo Grande-Mato Grosso do Sul, 5º e 6º Encontro Atividade: Desenvolver matérias pedagógicos para os atendimentos observados durante as visitas, em seguida realizar uma simulação com o material de tecnologia assistiva  confeccionado nos encontros e nos 7º e 8º Encontro: Utilização do material nos ambientes que foram visitados, ao termino da aplicabilidade do material, descrever os pontos positivos e negativos, tendo em vista um feedback com o grupo, para os próximos momentos. Conclusão que o grupo de estudo, possam multiplicar as experiencias com os demais professores das redes publicas e privadas, contribuindo no atendimento e no ensino e aprendizagem dos estudantes.

Riferimenti bibliografici

MATO GROSSO DO SUL. Resolução/SED n. 3.375, de 28 dezembro de 2017.Dispõe sobre a organização curricular e o regime escolar do ensino fundamental e do ensino médio nas escolas da Rede Estadual de Ensino, e dá outras providências. Mato Grosso do Sul: Secretário de Estado de Educação, 2017b. Disponível em: https://www.spdo.ms.gov.br/diariodoe/Index/Download/DO9563_29_12_2017. Acesso em: 10 abril. 2023.

MORGADO,F.M, Classes hospitalares e seus recursos lúdicos: uma investigação com os autores sociais envolvidos. 2011.189.f.Dissertação (Mestre em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
TEIXEIRA.S.Jogos, brinquedos, brincadeiras e brinquedoteca: implicações no processo de aprendizagem e desenvolvimento, 3º ed., Rio de Janeiro: Wak, 2014.
VYGOTSKY,L.S.Pensamento e Linguagem, São Paulo: Martins Fontes, 1987, p.135, (Coleção Psicologia e Pedagogia)
Pubblicato
2023-11-07
Sezione
Resumos Simples