A MÚSICA E A CRIANÇA: REFLEXÕES SOBRE OS IMPACTOS DE UM AMBIENTE MUSICALIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Abstract
Este resumo visa abordar algumas reflexões acerca dos impactos de um ambiente musicalizador na Educação Infantil, tendo como objetivo geral investigar qual é a maneira mais adequada de se trabalhar com a música, considerando as suas contribuições para o desenvolvimento da criança. Como objetivos específicos pretende-se identificar a música como uma arte que perpassa pelas diferentes épocas e culturas, bem como pela vida da criança desde a mais tenra idade e refletir sobre a presença da música nas legislações brasileiras que norteiam o âmbito educacional. Tendo em vista que a música nesta etapa Educação Infantil vem sendo trabalhada pelos professores com práticas mecânicas e estereotipadas buscou-se, por meio da metodologia de pesquisa qualitativa do tipo revisão bibliográfica, analisar os estudos dos autores Brito (2003), Zampronha (2007), Fonterrada (2008), Allucci; Molina; Terahata (2012), Félix; Santana; Oliveira Junior (2014) e Gainza (1988). Diante disso, verifica-se que a música quando bem trabalhada estimula os mais variados aspectos do desenvolvimento da criança. Evidencia-se também, que a linguagem musical deve contemplar atividades voltadas para o desenvolvimento de um ambiente musicalizador, o que impõe a constatação de que a música, além de ser uma arte que permeia a vida da criança desde a mais tenra idade, quando bem trabalhada colabora para o seu desenvolvimento de maneira integral. Nesse sentido, torna-se necessário que os professores repensem suas práticas e concepções, a fim de que possam levar seus alunos a usufruírem de todos os benefícios que uma adequada prática musical pode proporcionar.
References
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