A QUESTÃO SOCIAL ENTRE PASSADO E PRESENTE

REFLEXÕES SOBRE O FILME QUANTO VALE OU É POR QUILO

  • Joyce Helena Martins Leal Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumen

 

Resumo: O presente trabalho tem como tema a construção social brasileira e seus reflexos nas questões étnico raciais na atualidade. Objetiva-se discutir algumas questões abordadas no filme “Quanto Vale ou é por Quilo” através de reflexões sobre a construção política e econômica no Brasil e suas influências na sociabilidade. Para tal utilizou-se como metodologia a análise bibliográfica de três autores que dissertam de diferentes ângulos sobre o tema, sendo: MUNANGA, Kabengele e SCHWARTZ, Ricardo e FURTADO, Celso. Tais autores contribuem para entendermos historicamente como ocorreu a formação social brasileira e quais as características que permeiam as particularidades desta nação ainda nos dias de hoje. Tais autores versam que o Brasil, estando na condição de país colonizado, foi moldado por uma estrutura ditada pelos países centrais e nos permitem partir do pressuposto de que a construção política, social e ideológica imposta ao Brasil está vinculada a uma estrutura macrossocietária que favorece o avanço do capitalismo favorecendo a desigualdade social. Por isso, é necessário um olhar atento ao passado para entendermos tanto as nossas bases fundantes, quanto pensarmos criticamente em estratégias para mudanças sociais que permitam uma sociabilidade mais humanizada.

Citas

BIANCHI, S. Quanto Vale ou É por Quilo? Roteiro de Eduardo Benaim, Newton Cannito e Sergio Bianchi do filme de Sergio Bianchi. São Paulo: Imprensa Oficial, 2008.
DUARTE, Janaína Lopes do Nascimento. A funcionalidade do terceiro setor e das ONGS do capitalismo contemporâneo: o debate sobre sociedade civil e função social. Libertas. Juiz de Fora v. 2, n. 2, p. 50-72, jul/2008.

FURTADO, C. 1991. Formação econômica do Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional.

MUNANGA, Kabengele. Algumas considerações sobre "raça", ação afirmativa e identidade negra no Brasil: fundamentos antropológicos. Revista usp, 46-57, 2006

MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Palestra proferida no 3º Seminário Nacional Relações Raciais e Educação-PENESB-RJ, 05/11/03. pp. 1-17

SCHWARZ, Roberto. As ideias fora do lugar. In: SCHWARZ, Roberto. Ao vencedor as batatas. 6. ed. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2012, p. 11-31.
Publicado
2023-11-04
Sección
Resumos Expandidos