DEFICIÊNCIA E SEXUALIDADE
BREVES REFLEXÕES SOBRE A NECESSIDADE DE EDUCAÇÃO SEXUAL NO ESPAÇO ESCOLAR
Abstract
O presente estudo tem por objetivo fazer uma breve reflexão sobre a necessidade de se discutir a sexualidade de pessoas com deficiência, assunto que é frequentemente invisibilizado por uma parcela da sociedade e por vezes ignorado por alguns educadores e pais, e que merece atenção especial face a vulnerabilidade dessas pessoas. Para tanto se analisa o disposto no Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) e os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN’S sobre o tema. Concluiu-se pela necessidade das escolas, pais e sociedade abordem a temática da sexualidade para crianças e/ou adolescentes com deficiência. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, descritiva e bibliográfica, com base na leitura e análise de artigos, livros e da legislação, a partir do método dedutivo de abordagem.
Riferimenti bibliografici
_____. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 16 jul. 1990.
_____. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual. Brasília : MEC/SEF, 1997.
_____. Lei n. 13.146, de 6 de jul. de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Brasília : Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2015.
LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da Sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
MAIA, A. C. B. Educação sexual de pessoas com deficiência mental. In: FIGUEIRÓ,
M. N. D.; RIBEIRO, P. R. M.; MELO, S. M. M. (Org.). Educação sexual no Brasil: panorama de pesquisas do sul e do sudeste. São Paulo: Cultura Acadêmica, p. 141- 148, 2009.
MAIA, A. C. B.; RIBEIRO, P. R. M. Desfazendo mitos para minimizar o preconceito sobre a sexualidade de pessoas com deficiência. Revista Educação Especial, Marília, v. 16, n. 2, p. 159-176, 2010.