EXPERIÊNCIA EM TICs
Abstract
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), é um termo usado para descrever o conjunto de tecnologias que permitem a comunicação e processamento de informações de forma digital. Por isso, é uma área muito dinâmica e em constante evolução, vivenciada que os profissionais que participam nessa área estão sempre atualizados com as novas tecnologias e tendências. Objetivei fazer uma breve reflexão acerca da inclusão da TICs. Mediante uma pesquisa bibliográfica e sob a ótica experimental, para se formar em TICs, é preciso adotar estratégias que garantam o desenvolvimento de habilidades e competências específicas. Como definir objetivos claros: É importante ter uma ideia clara do que se deseja alcançar com a formação em TICs. Isso ajuda a estabelecer metas concretas e a planejar um caminho para alcançá-las. Buscar cursos e certificações relevantes. Praticar habilidades técnicas: A tecnologia muda rapidamente, é importante estar sempre praticando para se manter atualizado. Desenvolvedor de habilidades interpessoais: A tecnologia não é apenas sobre habilidades técnicas. Aprender com mentores e colegas: É sempre útil ter mentores e colegas para aprender e trocar ideias. Assim justifica-se manter-se atualizado: A tecnologia muda rapidamente e é importante estar sempre atualizado com as tendências e avanços. Isso pode ser feito através da leitura de artigos, participação em fóruns e conferências, e networking com profissionais da área.
Palavras chaves: Tecnologias; Comunicação; TICs.
Riferimenti bibliografici
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Módulo 1 - Organização didática do ambiente virtual de aprendizagem (10h)
Unidade 1 - Gestão da aprendizagem com o Moodle
Unidade 2 - Gestão da aprendizagem com o Google Classroom
Módulo 2 - Ferramentas de interação síncrona (10h)
Unidade 1 - Google Meet
Unidade 2 - Zoom
Unidade 3 - Microsoft Teams
Unidade 4 - Conferência Web / BBB
Módulo 3 - Produção e organização de materiais didáticos (20h)
Unidade 1 - Produção de hyperdocs com Google Documentos
Unidade 2 - Estratégias para produção de videoaulas
Unidade 3 - Ferramentas e estratégias para produção de podcasts
Unidade 4 - Roteiros de aprendizagem no Google Slides
Módulo 4 - Tecnologias e estratégias para a avaliação da aprendizagem online
(20h)
Unidade 1 - Trilhas de aprendizagem no Google Formulários
Unidade 2 - Questionários do Moodle
Unidade 3 - Lições e questionários no Kahoot
Unidade 4 - Colaboração e engajamento na avaliação da aprendizagem