O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS:

ALGUNS APONTAMENTOS LEGAIS

  • Lúrian Cássia Sá de Rufino Wege UFMS
  • Ilma Regina Castro Saramago UFMS

Abstract

Este trabalho é parte de um pré-projeto de pesquisa feito para a seleção de mestrado do Programa de Pós-Graduação em educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas (PPGE/UFMS/CPTL), cuja pesquisa está em andamento. Para este texto, propomos como objetivo evidenciar, sob a ótica dos dispositivos legais, a implantação das salas de recursos multifuncionais (SRMS) no sistema regular de ensino. Justifica-se pela importância de compreender a criação e efetividade das políticas públicas inclusivas destacando o atendimento ao estudante no processo educativo. A metodologia tem base na pesquisa documental, por meio de Leis e Decretos específicos, cujos direitos já estão garantidos para aqueles que necessitam de atendimento especializado. A pesquisa, em andamento, tem inspirações nos Estudos Culturais, a partir das contribuições de Hall (2003; 2006), Cancline (2008), Foucault (1999), dentre outros. Como resultado parcial, observa-se que os dispositivos legais têm sido essenciais para garantir aos estudantes, público-alvo da educação especial, a possibilidade de desenvolver sua potencialidade, considerando suas necessidades específicas.

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Pubblicato
2025-07-07
Sezione
Resumos Expandidos