UMA BREVE COMPARAÇÃO DAS OBRAS QUANTO VALE OU É POR QUILO? (SÉRGIO BIANCHI, 2005) E AS IDEIAS FORA DO LUGAR (ROBERTO SCHWARZ, 2014)

  • Mariana Marques Valentim Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Résumé

A proposta deste resumo é apresentar uma análise da trama dirigida por Sérgio Bianchi, Quanto vale ou é por quilo? (2005), trazendo uma relação crítica sobre escravidão no Brasil e a realidade dos dias atuais, e ainda fazendo alusão ao livro de Roberto Schwarz, As Ideias Fora do Lugar (2014), onde o autor nos traz reflexões sobre os princípios da Economia Política a partir do trabalho livre, nos apresentando o cenário de nosso país pós-abolição. Ao analisar as duas obras, percebemos o quanto as heranças do período Brasil-Colônia ainda nos são fortes e o quanto elas ainda influenciam na contemporaneidade em se tratando de questões políticas, econômicas e sociais. O estudo dos títulos nos traz percepções de extrema importância em matéria de reconstrução de conceitos, a fim de sermos os agentes transformadores de uma sociedade racista, que normaliza a exploração da força de trabalho ou a miséria humana como uma forma de lucro.

Références

FONTE AUDIOVISUAL:

BIANCHI, Sérgio. Quanto vale ou é por quilo? Longa-metragem / Sonoro / Ficção /35 mm, COR. Direção: Sérgio Bianchi. Roteiro: Sergio Bianchi; Eduardo Benaim. Montagem: Paulo Sacramento. Companhias Produtoras: Quanta; Teleimage. Brasil, 2005.

FONTE ESCRITA:

ARRUDA, Douglas Gasparin. Relações entre história e ficção no filme Quanto vale ou é por Quilo? (Sérgio Bianchi, 2005). Curitiba, 2017. (Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/48876. Acesso em: 10 abr. 2023).

ASSIS, Machado de. Pai contra mãe. In: Quanto Vale ou É por Quilo? Roteiro de Eduardo Benaim, Newton Cannito e Sergio Bianchi do filme de Sergio Bianchi. Imprensa Oficial: São Paulo, 2008.
SCHWARZ, Roberto. As ideias fora do lugar: ensaios selecionados. Editora Companhia das Letras, 2014.
Publiée
2023-11-05
Rubrique
Resumos Expandidos