O RACISMO NAS PESQUISAS DA REGIÃO CENTRO-OESTE DO BRASIL
Аннотация
O racismo reflete negativamente na sociedade, uma vez que se utiliza do pseudoconceito de raças para desumanizar e hierarquizar as pessoas. O objetivo do presente estudo (recorte) é apresentar como aparecem as questões da raça e racismo em algumas teses e dissertações da região centro-oeste do Brasil. Usamos como campo a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A metodologia, de cunho bibliográfico está apoiada em autores que tematizam as questões do racismo articuladas com campo de educação. O desafio reflexivo posto neste estudo, é a necessidade de entendermos que todas as pessoas fazem parte da raça humana, formada por diversidades que congregam as diferenças. Portanto, a luta deve ser implementar uma educação que busque a convivência igualitária (perante a Lei) e equânime (subjetiva e objetiva) nos diferentes contextos políticos, sociais e formativos assim como indicado nas teses e dissertações analisadas.
Литература
ASSUNÇÃO, M. F. M. de. "Ver o outro nos próprios olhos": a revista Brasília e o projeto de lusitanização do Atlântico Sul (1942-1949). Disponível em: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tde/3019/5/MARCELLO%20FELISBERTO%20MORAIS%20DE%20ASSUN%c3%87%c3%83O%20-%202014.pdf. Acesso em: Jan. de 2023.
BATISTA, E. R. Trajetórias de professoras negras em Ituiutaba: de normalistas a professoras do ensino fundamental (1965 -1971). Disponível em: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/5635/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20%20Eliane%20Ribeiro%20Dias%20Batista%20-%202016.pdf. Acesso em: Jan. de 2023.
DIANGELO, R. Fragilidade branca. Dossiê Racismo- ECO- Pós, v. 21, n. 3, 2018, p. 35-57.
FANON, F. O Preto e a Psicopatologia. In:______. Pele negra, máscaras brancas. Universidade Federal da Bahia, 2008. p. 127-174.
JUNIOR, R. N. N. Educação e diversidade étnio racial. Disponível em: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/bitstream/tede/4032/2/RAIMUNDO%20NONATO%20NASCIMENTO%20JUNIOR.pdf. Acesso em: Jan. de 2023.
MARQUES, A. J. Políticas públicas e gestão da educação para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e africana: percepções de gestores e gestoras do Ministério da Educação - MEC. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/8679/1/2010_AnaJoseMarques.pdf. Acesso em: Jan. de 2023.
MIRANDA, D. B. Tecendo o futuro: vivências de mulheres negras numa perspectiva intergeracional e familiar. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/19392/1/2015_DeboraBrasilMiranda.pdf. Acesso em: Jan. de 2023.
MUNANGA, K. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra/ Kabengele Munanga. - Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
MUNANGA, K. Uma abordagem conceitual as noções de raça, racismo, identidade e etnia. Palestra proferida no 3º Seminário Nacional Relações Raciais e Educação- PENESB-RJ, em Nov. 2003.
SANTANA, E. B. Uma abordagem bioética sobre as políticas de ações afirmativas no âmbito educacional: intervenção do estado para a desconstrução do mito da democracia racial. 2013. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/13779/1/2013_ElaineBarbosaSantana.pdf. Acesso em: Jan. de 2023.
SILVA, M. J. Vivências e experiências de professores negros/as no ensino superior. Disponível em: http://www.bdtd.ueg.br/bitstream/tede/928/2/1552916051_vivencias_e_experiencias_de_professores_negros_no_ensino_superior.pdf. Acesso em Jan. de 2023.
SILVA, P. I. Afrobixas: narrativas de negros homossexuais sobre seu lugar na sociedade. Disponível em: http://www.bdtd.ueg.br/bitstream/tede/945/2/1503340759_afrobixas_narrativas_de_negros_homossexuais_sobre_seu_lugar_na_sociedade%281%29.pdf. Acesso em: Jan. de 2023.