O RACISMO NO CONTEXTO FORMATIVO

FORMAÇÃO CULTURAL E PRÁTICA DOCENTE

  • Leda Maria de Souza Alves Ufms

Аннотация

Busca-se analisar se o professor possui formação cultural para lidar com o racismo no cotidiano escolar. No entanto, a experiência na educação mostra diversos tipos de discriminação por conta da cor da pele que se manifestam de maneira velada e explicita. Por ora, o estudo encontra-se na fase bibliográfica e documental, opta-se pela análise de caráter qualitativo, no sentido de selecionar conceitos que se referem a classificações e significados de termos racistas. Acredita-se que a partir da compreensão dos dispositivos racistas pode-se criar caminhos para uma sociedade menos desigual e menos antidemocrática. À escola, além de educar, cabe cuidar do implemento das mediações que visem assegurar a proteção de direitos das crianças, quanto a sua humanidade, preconizados pelo estatuto de criança e do adolescente (ECA).

Литература

GOMES, Nilma Lino. Educação e Identidade Negra. In: Boletim da UFMG, Belo Horizonte, 2002.

OLIVEIRA, Fernado R. História do ensino da literatura infantil na formação de professores no estado de São Paulo (1947-2003). São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015

SILVA, L. N. D. Formação de professores centrada na pesquisa: a relação teoria e prática. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, 2011.
Опубликован
2023-11-04
Раздел
Resumos Expandidos