IMPLEMENTAÇÃO DO ITINERÁRIO DE FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA PARAÍBA

UMA PERSPECTIVA PARA O NOVO ENSINO MÉDIO

  • Cintia Medeiros Robles Aguiar Secretaria de Educação do Estado da Paraíba/ Supervisora Educacional
  • Túlio Carlos Silva Antunes Secretaria de Educação do Estado da Paraíba/ Coordenador Pedagógico

Аннотация

A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio, definiu uma nova organização curricular e a oferta de Itinerários Formativos. Objetiva-se aqui explicitar a experiência de implementação do Itinerário de Formação Técnica e Profissional do Novo Ensino Médio na Rede de Estadual de Ensino do Estado da Paraíba. Corrobora-se que aprimoramentos e ajustes podem e devem ser discutidos em relação a implementação do Novo Ensino Médio, assim a divulgação das práticas de implementação torna-se fundamental. Adota-se o relato de experiência como proposta teórico-metodológica. Os resultados indicam a potencialidade de práticas e ações estruturadas e planejadas, tais como, o acompanhamento formativo, a organização do trabalho pedagógico e administrativo, a produção de material didático e o investimento na formação dos profissionais envolvidos no processo.

Биографии авторов

Cintia Medeiros Robles Aguiar, Secretaria de Educação do Estado da Paraíba/ Supervisora Educacional

Mestre em Educação (UFMS/2020). Especialista em Docência para Educação Profissional e Tecnológica (IFES/2023), Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (NOVOESTE/2021) e em História e Cultura Afro-brasileira (FBMG/2019). Graduada em Pedagogia (UFMS/2018). Técnica em Recursos Humanos (CEEP Widal Roma/2014). Atualmente é Supervisora Educacional do Novo Ensino Médio (PARAIBATEC-SEE/PB), discente do curso de Doutorado em Educação (PPGEdu/FAED/UFMS) e membro do Grupo de Pesquisas Formação e Cultura na Sociedade Contemporânea - (EduForp/CNPq). Foi professora da Educação Básica (SEMED-CG/MS 2020-2021/Exato Colégio e Cursos 2022-2023), do Normal Médio (SED/MS-2020) e do Projeto Qualifica Mulher (IFPB-2022).

Túlio Carlos Silva Antunes, Secretaria de Educação do Estado da Paraíba/ Coordenador Pedagógico

Licenciado em História (2017) pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Mestrando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Foi professor de História na rede Estadual de Ensino do Estado da Paraíba. Atualmente é Coordenador Pedagógico na rede Estadual de Ensino do Estado da Paraíba.

Литература

BRASIL. Lei nº 13.415 de 16 de fevereiro de 2017 que altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e 11.494, de 20 de junho 2007, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e dá outras providências. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em 14 abr. 2023.

PARAÍBA. Guia de Orientação para o Funcionamento das escolas: Itinerário de Formação Técnica e Profissional (5º Itinerário) – Qualificação Profissional. João Pessoa, PB, 2022.
Опубликован
2023-11-08
Раздел
Resumos Expandidos