SEMANA DE ENFERMAGEM E SEUS ASPECTOS SOCIAIS NA VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO GRUPO PET-ENFERMAGEM
Resumo
A enfermagem é o pilar da assistência pois está na linha de frente do cuidado holístico, todavia esta é estigmatizada e desvalorizada, assim como não possui reconhecimento considerável. Dessa forma, o Programa de Educação Tutorial (PET) considera a profissão como incumbência dos integrantes do programa e percebeu que não havia um movimento de valorização da enfermagem no âmbito acadêmico. O presente trabalho tem como objetivo relatar a importância da Semana de Enfermagem como processo de valorização dessa categoria profissional por meio da organização de um evento realizado pelo PET da Faculdade de Enfermagem (FEN) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. A Semana de Enfermagem é aberta a todos e consta como uma das propostas a serem desenvolvidas no planejamento anual do PET o qual se efetiva entre os dias 12 e 20 de maio. Nesse ínterim, é selecionada uma coordenação de organização, contudo todos os integrantes do grupo devem contribuir e comparecer. A solenidade é constituída por palestras, apresentações de trabalhos, discussão sobre a valorização da enfermagem e homenagens. Na frente da organização do evento, os petianos adquirem experiências de liderança, pensamento crítico reflexivo, dinamismo , trabalho em equipe e ainda compreendem seu papel social e político na luta pelos direitos da profissão. A Semana de Enfermagem que ocorreu no ano de 2019 proporcionou uma experiência enriquecedora para os integrantes envolvidos na programação. Os resultados influenciam o grupo PET a continuar com essa extensão ao se dedicar e buscar aperfeiçoamento do evento para aumentar seu impacto na sociedade.
PALAVRAS-CHAVE: Enfermagem; Reconhecimento social; Impacto social; Motivação.
ABSTRACT
Nursing is the cornerstone of healthcare as it is at the forefront of holistic care; however, it is stigmatized, undervalued, and lacks significant recognition. Therefore, the Tutorial Education Program (PET) considers nursing as a responsibility of its members and realized there was no movement to valorize nursing in the academic realm. This paper aims to report the importance of Nursing Week as a process of valorization of this professional category through an event organized by the PET of the Nursing School (FEN) at the Federal University of Goiás (UFG). It is a descriptive study, a type of experience report. Nursing Week is open to everyone and is one of the proposals to be developed in the annual planning of PET, which takes place between May 12th and 20th. During this period, an organizing committee is selected, but all group members must contribute and attend. The event includes lectures, presentations, discussions on nursing valorization, and tributes. Through organizing the event, PET members gain experiences in leadership, reflective critical thinking, dynamism, teamwork, and also understand their social and political role in advocating for the profession's rights. The Nursing Week held in 2019 provided an enriching experience for the involved participants. The results motivate the PET group to continue this extension by dedicating themselves to improving the event to increase its impact on society.
INTRODUÇÃO
Presente na linha de frente da prestação da assistência, a enfermagem é uma profissão que se destaca como pilar na área da saúde, pois é protagonista em diferentes contextos e conjunturas, as quais demandam o cuidado nos variados níveis de complexidade (VIANA, 2019). No entanto, esta profissão ainda é considerada por alguns como de menor estima dentro do cenário da saúde, sendo assim rodeada de preconceitos.
Dessa forma, este cenário reflete em uma baixa visibilidade e pouco reconhecimento, os quais podem estar associados à insatisfação e à falta de motivação profissional, que interferem no desempenho do trabalho. (TEIXEIRA; BARBIERI-FIGUEIREDO, 2015; LAGE; ALVES, 2017; VIANA, 2019).
Não obstante, em 1960 o Governo Federal, em reconhecimento à importância da valorização da enfermagem, instituiu a Semana de Enfermagem em nível nacional, a ser celebrada anualmente de 12 a 20 de maio, datas nas quais ocorreram, respectivamente, em 1820 e 1880, o nascimento de Florence Nightingale e o falecimento de Ana Neri, duas figuras emblemáticas na história da profissão. (DECRETO Nº 48.202, 1960)
O segundo artigo do decreto nº 48.202/60 estabelece que “no transcurso da Semana deverá ser dada ampla divulgação às atividades da Enfermagem e posta em relevo a necessidade de congraçamento da classe e suas diferentes categorias profissionais, bem como estudados os problemas de cuja solução possa resultar melhor prestação de serviço ao público. (DECRETO Nº 48.202, 1960)
É fato que a desvalorização profissional pode resultar na perda do estímulo do indivíduo em exercer sua função com potencial máximo, e ainda reduzir seu interesse em exercer o ofício. Devido a isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS), prevê que até 2030 faltarão no mundo mais de 9 milhões de enfermeiros (LAGE; ALVES, 2017; DA SILVA, 2019). Faz-se necessário ressaltar, então, os benefícios que o reconhecimento e valorização da área podem trazer, tais como a sensação de plenitude para o enfermeiro, o exercício profissional com maior desempenho e o comprometimento com a qualidade do serviço prestado, que resultam no aumento da vontade de trabalhar e na busca por aprimoramento (LAGE; ALVES, 2017).
O Programa de Educação Tutorial tem sido apontado como um importante instrumento na formação de enfermeiros, e consoante aos objetivos do programa de melhorar a formação acadêmica, surge a necessidade de fomentar entre os estudantes de enfermagem maior valorização e apreço pela profissão. Assim, o grupo PET-Enfermagem propôs no ano de 2017 a primeira Semana de Enfermagem do PET, um movimento de celebração da profissão, dentro do espaço físico da Faculdade de Enfermagem, na Universidade Federal de Goiás, na qual o programa está inserido. (Galdino-Júnior, 2021)
Desde então, o evento é realizado todos os anos e conta com muito apreço e participação da comunidade acadêmica interna e externa à Faculdade de Enfermagem. Eventos científicos contribuem para o desenvolvimento acadêmico e profissional, fortalecendo a construção do profissional a partir da troca de experiências (De Freitas et al., 2023). Além disso, a organização de eventos aprimora habilidades que são fundamentais a todos os profissionais, especialmente aos enfermeiros como o trabalho em equipe, tomadas de decisões, habilidades de comunicação, organização e adaptação (Hoffmann et al., 2021; Galdino-Júnior et al., 2021).
Diante disso, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência do grupo PET-Enfermagem na realização de um evento de reconhecimento da profissão, denominado Semana de Enfermagem do PET, e sua série histórica, desde a sua concepção, em 2017.
METODOLOGIA
Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que descreve vivência acadêmica em dois pilares da formação universitária (ensino e extensão), cuja característica principal é a descrição sistemática da ação e seus reflexos na formação dos sujeitos envolvidos na experiência.
A Semana da Enfermagem do PET foi criada pelo grupo na instituição em 2017 e passou a ser uma atividade constante do planejamento anual de trabalho. Configura-se como uma atividade de extensão universitária, visto ser um evento aberto para a comunidade acadêmica interna e externa, e também uma atividade de ensino para os estudantes que organizam, pois desenvolvem habilidades interpessoais fundamentais para o trabalho em equipe.
Os eventos foram realizados no mês de maio, na semana que se comemora nacionalmente a semana da enfermagem. O artigo relata a experiência desde a criação do evento em 2017 até a VII edição do evento em 2023. Nesse interstício temporal, ocorreu a pandemia da COVID-19. Assim, o relato está dividido em três períodos, período pré-pandemia, pandemia e pós-pandemia.
Os eventos foram realizados na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás, localizada na cidade de Goiânia, onde o grupo PET está inserido.
O público alvo da ação foram estudantes de enfermagem da própria instituição e comunidade acadêmica externa, composta principalmente por graduandos de enfermagem de outras instituições e profissionais.
Para a construção do relato, realizou-se um resgate histórico nos arquivos do PET, nas mídias sociais do grupo, acervo de e-mail e relatórios anuais do programa na plataforma do SIGPET/MEC, para a busca de informações das edições anteriores.
Todas as imagens apresentadas como figuras, que ilustram a experiência tiveram autorização dos indivíduos para publicação.
RESULTADOS
A Semana de Enfermagem é realizada todos os anos pelo grupo PET enfermagem desde 2017 com programações que engloba mesas-redondas, apresentação de seminários, palestras, discussões sobre a valorização e empoderamento da enfermagem e homenagens a categoria, sempre contando com renomados nomes da Faculdade de Enfermagem e das entidades de classe, como Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) e Conselho regional de enfermagem (COREN).
O grupo PET, em seu planejamento anual, seleciona uma coordenação central para tomar frente da organização, contudo todos os integrantes do PET colaboraram com a construção do evento. As discussões se iniciam no início do semestre letivo em busca de um tema que possa ser abordado e que enfatiza a valorização da enfermagem, ao final do evento, o grupo avalia o desempenho de cada integrante na sua atribuição e comprometimento com a atividade.
No período pré-pandemia, a I Semana de Enfermagem, 2017, abordou a temática: Diversidade nos cenários de atuação do enfermeiro no mercado de trabalho, além de minicursos voltados para diferentes áreas de atuação do enfermeiro tais como: tecnologias de avaliação rápida em saúde; Atualidades e desafios na testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis; Direitos dos profissionais de enfermagem: bandeiras de luta; Prevenção e controle de infecções em neonatologia e boas práticas de atenção ao parto e nascimento. A primeira I° Semana de Enfermagem do PET encerrou-se com a palestra “Como seria o Mundo sem enfermeiros”, proferida pela Dra. Denise Boutelet Munari (Figura 1).
Figura 1- I Semana de Enfermagem do Programa de Educação Tutorial. A- folder do evento com a programação. B- Equipe organizadora do evento constituída pelos alunos do PET do ano de 2017 e tutor do grupo, acompanhados pela Dra. Denise Boutelet Munari, que realizou a palestra de encerramento: Como seria o mundo sem enfermeiros, na ocasião, usava um modelo de jaleco antigo.
Devido ao sucesso da primeira edição do evento, a Semana de Enfermagem entrou para o planejamento anual do grupo PET e no ano de 2018 o grupo PET realiza a II Semana de Enfermagem com a temática: “Caminhos da Qualificação Profissional”. O evento foi realizado em parceria com as entidades de classe da Enfermagem: ABEn Goiás e Coren-GO, nos dias 09 e 10 de maio. No primeiro dia houve a solenidade de abertura, com a participação da diretora da faculdade de enfermagem, representantes das entidades de classe (ABEN, COREN-GO), o tutor do PET e duas professoras. A programação incluiu duas mesas-redondas com a temática sobre residência multiprofissional e pós-graduação” e a outra abordando “Experiências da qualificação”, O segundo dia do evento foi reservado para uma palestra com a temática “Pós-graduação na Construção da Enfermagem com Ciência”, ministrado pela Prof Draª Sheila Araujo Teles. Foram ofertadas as seguintes oficinas: Administração de Medicamentos pela via ventroglútea; Doação e Captação de Órgãos; Atualizações da American Heart Association sobre Parada Cardiorrespiratória; Redação Científica e Tecnologias de Intervenção de Enfermagem em Famílias. A figura 2 ilustra a programação e o grupo PET durante o evento.
Figura 2- II Semana de Enfermagem do Programa de Educação Tutorial. A- folder do evento com a programação. B- Equipe organizadora do evento constituída pelos alunos do PET do ano de 2018 e tutor do grupo.
Em 2019, o grupo PET realizou a III Semana de Enfermagem, nos dias 13 e 14 de maio, com a seguinte abordagem: “O enfermeiro na prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde”. Nesta edição o PET trabalhou em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Prevenção e Controle de Infecções relacionadas à assistência à saúde (NEPIH) da Faculdade de Enfermagem.
O evento foi aberto com a palestra: o enfermeiro na prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde, que abordou o tema central do evento. No segundo dia de evento foram ofertados minicursos com os seguintes temas: “Prevenção e controle de infecção associado à corrente sanguínea”; “Prevenção e controle de infecção em neonatologia”, “Prevenção e controle de infecção no tratamento de feridas”, “Gerenciamento dos resíduos dos serviços de saúde”. A figura 3 ilustra o folder do evento e o engajamento de docentes da faculdade de enfermagem na participação no evento.
O destaque dado para o papel do enfermeiro na prevenção e controle de infecções acabou coincidindo com o ano da descoberta do primeiro caso da infecção pelo SARS-Cov-2.
Figura 3- III Semana de Enfermagem do Programa de Educação Tutorial. Goiânia, 2019. A- folder do evento com a programação. B- Professores da Faculdade de Enfermagem e tutor do grupo, representando o envolvimento dos docentes na Semana de Enfermagem do PET.
No ano de 2020, em 11 de março, a COVID-19 foi declarada pela OMS como uma pandemia. Em virtude deste cenário, a IV Semana de Enfermagem realizada pelo grupo PET-Enfermagem aconteceu de forma remota (realizada à distância) via Google Meet. A temática escolhida foi: “A enfermagem na linha de frente no combate a COVID-19”, e aconteceu nos dias 15, 20, 21 e 29 do mês de maio. A programação do evento foi realizada no formato de LIVES na qual a primeira transmitida teve como tema “Os preceitos de Florence Nightingale na pandemia da Covid-19” o tema da segunda transmissão foi “Assistência de enfermagem cirúrgica em casos suspeitos e confirmados da Covid-19”, a transmissão do 3º dia foi “A bioética em saúde na pandemia da Covid-19”, encerramento do evento foi marcado pela palestra “O empoderamento e valorização da enfermagem no contexto da pandemia da Covid-19” (Figura 4).
Outrossim, por esta Semana de Enfermagem ter acontecido no contexto da pandemia, o grupo PET-Enfermagem postou depoimentos via Instagram, em meio aos encontros remotos, de alguns enfermeiros à respeito do que é a enfermagem e o motivo pelo qual esta profissão merece orgulho e valorização, enriquecendo ainda mais os relatos e encontros que aconteceram na semana.
Figura 4- IV Semana de Enfermagem do Programa de Educação Tutorial. Goiânia, 2020. A- folder do evento com a programação. B- Reunião de planejamento do evento no modo remoto, petianos e tutor do grupo.
A V Semana de Enfermagem, realizada em 2021 nos dias 12, 13 e 14 de maio teve como principal temática: “O Empreendedorismo na enfermagem, aspectos conceituais e sua expressão na profissão”. Neste 2° ano de pandemia da COVID-19, o evento permaneceu de forma remota, pois ainda havia recomendações de distanciamento social, e além disso, para aproveitar o conhecimento e utilização das tecnologias digitais, fizeram com que o grupo abrisse um canal no YOUTUBE e realizasse a transmissão de eventos, incluindo a V Semana de Enfermagem.
A grande vantagem foi a possibilidade de convidar palestrantes externos, independente da distância. Assim participaram o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC ) José Luís Guedes, que abordou “O Empreendedorismo na enfermagem, aspectos conceituais e sua expressão na profissão”, e a doutora Dirce Backes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) com o tema o “Cuidado de enfermagem como prática empreendedora”. Ainda, direto da Austrália, a enfermeira Dayane Costa, que na ocasião estava cursando pós-doutorado na Macquarie University com o tema “Experiência de empreendedorismo na formação acadêmica: da graduação ao doutorado no exterior.” E por fim, no 3° e último dia de evento contamos com uma mesa redonda com empreendedores de destaque na enfermagem. O evento alcançou inscritos de todos os estados brasileiros, e gerou 2639 visualizações nos 3 dias de evento (Figura 5)
Figura 5- V Semana de Enfermagem do Programa de Educação Tutorial. Goiânia, 2021. A-Capa de duas lives ilustrando o número de visualizações. B e C- discentes do PET Enfermagem interagindo com os palestrantes, coordenando as lives.
Em 2022, a VI Semana de Enfermagem ocorreu entre os dias 02 a 06 de maio abordando a temática “A enfermagem de alta performance: o enfermeiro no ar e na terra”. Neste ano, o evento ocorreu de forma híbrida, devido ao relaxamento das medidas de restrições, vacinação e muita vontade de voltar a interagir, assim parte do evento ocorreu de forma remota e parte presencial. As palestras foram ministradas de forma remota pela plataforma youtube, já as oficinas ocorreram de forma presencial com restrição do número de participantes para 20 pessoas por oficina (Figura 6).
As palestras foram ministradas entre os dias 02 a 04 de maio, no dia 02 o tema abordado foi Enfermagem Aeroespacial, para o qual foi convidado um enfermeiro pós Graduado em Enfermagem Aeroespacial e intervencionista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em Goiânia e Coordenador Aeromédico da Brasil Vida Táxi Aéreo. No dia 03 de maio houve duas palestras, abordando a temática “Captação, doação e transporte de órgãos”. por uma enfermeira da Central de Transplantes de Goiás e em seguida a palestra “Reanimação cardiopulmonar (RCP)”, conduzida por uma enfermeira professora da disciplina de Urgência e Emergência e Terapia Intensiva da Faculdade de Enfermagem (FEN/UFG), coordenadora da LUTE (Liga de Urgência, Trauma e Emergência) e ex diretora técnica do SAMU Goiânia-GO.
A última palestra foi ministrada pelo enfermeiro especialista em enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva, enfermeiro emergencista do SIATE e operador de suporte médico no Centro de Operações Aéreas (COA), instrutor pela American Heart Association (BLS) e American College of Surgeons (BCon STOP THE BLEED), cujo tema foi controle de hemorragias em urgência e emergência.
Entre os dias 05 e 06 de maio foram realizadas as oficinas na Faculdade de Enfermagem. As oficinas do dia 05 de maio iniciaram às 14 horas, sendo elas: a primeira oficina abordou o tema da Alta Performance do Enfermeiro na Reanimação Cardiopulmonar (RCP), que foi ministrada pela Liga LUTE. A segunda oficina foi de “Injetáveis na Estética: uma competência da enfermagem” ministrada por uma enfermeira esteta, sendo essa oficina bastante disputada e com vagas esgotadas na primeira semana de divulgação. A terceira oficina foi do “O Protagonismo do Enfermeiro na Imunização” E a última oficina foi “STOP THE BLEED” controle de hemorragias.
No último dia do evento foram realizadas mais três oficinas, sendo elas: a primeira sobre “A Atuação do Enfermeiro na Captação, Transporte e Doação de Órgãos”. A segunda oficina foi sobre a “Assistência de Alta Performance ao Paciente com Ferida”, e a terceira oficina foi sobre “Configurando Uma Aeronave em UTI Aérea".
Figura 6- VI Semana de Enfermagem do Programa de Educação Tutorial. Goiânia, 2022. A-Folder do evento. B, C e D - Oficinas presenciais, em B: enfermagem estética, C- Configurando Uma Aeronave em UTI Aérea. e em D: Alta Performance do Enfermeiro na Reanimação Cardiopulmonar (RCP).
Entre os dias 17 e 18 de maio de 2023 aconteceu a VII Semana de Enfermagem, nesse ano o grupo PET trouxe a seguinte abordagem “ Construindo a Enfermagem do Amanhã: Desafios para a sustentabilidade da profissão” (Figura 7). O evento foi realizado presencialmente no Auditório da FEN/UFG. A cerimônia de abertura contou com a presença da Direção da Faculdade de Enfermagem (FEN), Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), Conselho Regional de Enfermagem (COREN), Sindicato dos Trabalhadores do Sistema de Saúde (SINDISAÚDE) e Centro Acadêmico. Após essa cerimônia, foi apresentada a palestra de abertura com o tema "Saúde mental do trabalhador de enfermagem para a sustentabilidade com qualidade e do bem-viver”. em seguida a presidente eleita do Sindsaúde Goiás, proferiu a segunda palestra: “Lutas e Conquistas da Enfermagem.” No segundo dia de encontro, o evento começou com o “Encontro internacional: Sustentabilidade da Enfermagem no Contexto Global.”, temática que abordou a enfermagem ao redor do mundo nas perspectiva de formação, atuação profissional e científica. Neste encontro participaram uma professora, com doutorado sanduíche na Universidade da Flórida, uma graduanda de enfermagem que esteve em mobilidade acadêmica na Escola Superior de Saúde de Santa Maria em Porto, Portugal, trouxe sua experiência no processo de mobilidade e suas vivências e práticas profissionais durante a mobilidade; e por fim uma pós-doutoranda expôs sua trajetória científica em andamento na Macquarie University, Austrália.
Além disso, no mesmo dia houve a realização de uma mesa redonda com a temática: “Inteligência artificial como meio de promover a qualidade de processos de cuidar e a valorização profissional.” e para finalizar a programação do dia 18 de maio houve a última mesa redonda com a temática “Informatização dos processos de trabalho em enfermagem e saúde para a sustentabilidade da qualidade do atendimento.”
No terceiro e último dia, o evento foi reservado para a para as oficinas de atualidades realizadas em parceria com as ligas acadêmicas da faculdade de enfermagem, com as seguintes temáticas: Atualidades no Tratamento de Feridas, ministrado pela Liga Acadêmica de Multiferidas da FEN/UFG; Enfermeiro na captação e transplante de órgãos, ministrado pela Liga Acadêmica de Doação e Captação de Órgãos para Transplante, DOA GOIÁS; e Conhecimentos, Habilidades e Atitudes do Enfermeiro frente a Parada Cardiorrespiratória, ministrado pela Liga Acadêmica de Urgência, Trauma e Emergência.
Esta edição do evento foi patrocinada pela Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas - Fundahc, por meio do edital EDITAL FUNDAHC No 02/2023 CONCESSÃO DE APOIO FINANCEIRO PARA A REALIZAÇÃO DE EVENTOS TÉCNICOS CIENTÍFICOS. O projeto da VII Semana de Enfermagem foi contemplado com subsídio de 3.000,00 que foram alocados na confecção de paineis, banners, brindes e coffe break.
Figura 7- VII Semana de Enfermagem do Programa de Educação Tutorial. Goiânia, 2023. A-Folder do evento. B - Tutor e Palestrantes convidados C- Equipe organizadora constituída pelos discentes do PET e tutor do programa.
DISCUSSÃO
O grupo PET reúne-se todo ano no intuito de escolher o eixo temático da Semana de Enfermagem, após a escolha do tema os petianos começam a se envolver na organização do evento e podem compreender um pouco mais sobre a importância dessa semana e como são capazes de serem ferramentas importantes na construção e fortalecimento da valorização da sua profissão.
A semana da enfermagem é um evento aberto a todos e com isso se configura um projeto de extensão e torna-se uma grande oportunidade de informar a população, de maneira geral, sobre as inúmeras possibilidades de atuação do enfermeiro, assim como suas atribuições. O desconhecimento de grande parte das pessoas acerca da atuação do enfermeiro é um fator relevante para a desvalorização da profissão na sociedade (Amorim LKA, Souza NVDO, Pires AS et al., 2017), ressaltando assim o papel desse evento na valorização e empoderamento dos profissionais de enfermagem.
Com a organização do evento, os alunos puderam vivenciar as experiências de liderança, pensamento crítico reflexivo, dinamismo, trabalho em equipe e ainda compreender seu papel social e político na luta pelos direitos da profissão, tal como tem sido evidenciado na literatura (GALDINO, et al. 2021). Como pode ser observado ao longo da linha temporal, a programação reflete uma aproximação dos acadêmicos com o mercado de trabalho, na qual, além de palestras com profissionais experientes e de destaque na profissão, também apresenta a modalidade de oficina, representando o fazer profissional em temas que são pouco abordados no currículo formal, evidenciando assim, o cumprimento do objetivo do PET de contribuir para uma formação de excelência cobrindo lacunas curriculares.
O reconhecimento no cotidiano do trabalho é outro marco que pode ser tornar uma ferramenta motivacional, uma vez que isso gera grande satisfação e melhor empenho profissional, tornando assim os profissionais mais engajados (LAGE & DA SILVA ALVES, 2016).
O percurso histórico da Semana de Enfermagem atravessa três períodos, o pré-pandêmico, o pandêmico, e o pós-pandêmico. Antes da Pandemia, da primeira à terceira edição (2017-2019), marcou o nascimento e a consolidação do evento nas atividades do PET, com inclusão no planejamento anual, e no calendário da unidade acadêmica, com o objetivo de comemorar o dia do enfermeiro e aumentar o entusiasmo dos estudantes pela profissão. Observa-se o empenho dos petianos em realizar de forma manual murais e painéis para evidenciar a data e aumentar a visibilidade do evento (Figuras 2B e 3B), desenvolvendo criatividade e trabalho em equipe.
A adversidade da pandemia de COVID-19, não parou as atividades do PET, e por acaso a III edição discutia o papel do enfermeiro na prevenção e controle de infecções. Dado o desafio do distanciamento social e a ampliação do uso das tecnologias digitais, a equipe se capacitou para o uso das ferramentas e promoveu a IV edição no formato remoto, utilizando o google meet e abordou a enfermagem na linha de frente no combate a pandemia de COVID-19, destacando o papel fundamental do enfermeiro no enfrentamento da pandemia. Diversos eventos foram realizados nesse formato, oferecendo como vantagens: interações com pessoas de diferentes localidades do país e estrangeiros, sem custos; aumento no número de participantes. (Costa, A. M. F. R. D., Almeida, W. C. D., & Santos, E. O. D. (2021). Eventos científicos online: o caso das lives em contexto da COVID-19. Revista Práxis Educacional, 17(45), 162-177.)
Em 2021, com o êxito da primeira versão remota, o grupo aprimorou as habilidades de transmissão, criou um canal no Youtube e transmitiu o evento. Nesta edição discutiu-se o empreendedorismo na enfermagem, um tema pouco abordado no currículo formal, trazendo novidades e relatos de experiências exitosas de enfermeiros empreendedores. Os três dias live em conjunto, somam 2639 visualizações.
Com a progressão da vacinação e redução das medidas de distanciamento social, o ano de 2022 foi marcado pela transição das atividades 100% remotas para atividades híbridas, assim o evento neste ano ganhou essa versão, e no ano seguinte a VII Semana de Enfermagem foi totalmente presencial.
Todas as edições foram marcadas pela participação de todos os petianos em diferentes comissões e após cada evento era realizado a avaliação do grupo para o crescimento e aperfeiçoamento dos integrantes das comissões organizadoras. A Semana de Enfermagem promoveu parcerias importantes do PET enfermagem com ligas acadêmicas e núcleos de pesquisa e a pós-graduação. A realização desse evento que mobiliza a faculdade promove o reconhecimento do PET enfermagem como importante elemento de aperfeiçoamento da formação, e coloca o grupo em evidência.
A série histórica desse evento mostra a evolução do grupo em uma atividade que passa de uma turma para outra, visto que a cada ano, o grupo está diferente. A série temporal evidencia o aprimoramento do grupo na realização de eventos, evoluindo a cada ano. O financiamento da última edição do evento é o reflexo do reconhecimento do evento para a valorização da enfermagem e na formação do grupo.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
As semanas de enfermagem foram eventos realizados com êxito, tendo em alcançados importantes objetivos relacionados ao PET na formação. Os temas, desde a primeira edição abordam a valorização e relevância da enfermagem, descortinam diferentes cenários de atuação do enfermeiro, além de proporcionar uma experiência enriquecedora para os integrantes envolvidos na organização e gerenciamento de um evento deste porte. Os resultados motivam o grupo PET a continuar se empenhando para dar seguimento a essa extensão, assim como buscar aperfeiçoá-la e aumentar seu impacto na sociedade.
REFERÊNCIAS
AMORIM, L.K.A. et al. O Trabalho do enfermeiro: reconhecimento e valorização profissional na visão do usuário. Rev enferm UFPE on line., Recife, v. 11, n. 5, p.1918-25, 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/viewFile/23341/18946> . Acesso em: 25 fev. 2020. DOI: 10.5205/reuol.11077-98857-1-SM.1105201722.
COSTA, A. M. F. R. D., Almeida, W. C. D., & Santos, E. O. D. (2021). Eventos científicos online: o caso das lives em contexto da COVID-19. Revista Práxis Educacional, 17(45), 162-177
DA SILVA, M. C.N. O Nursing Now desembarca no Brasil para evidenciar a força e a capacidade da enfermagem. Enfermagem em Foco, [S.l.], v. 10, n. 1, fev. 2019. Editorial. Disponível em: <http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/2322/494>. Acesso em: 20 fev. 2020. DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n1.2322.
ERDMANN, A. L. et al. A visibilidade da profissão de enfermeiro: reconhecendo conquistas e lacunas. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 62, n. 4, p. 637-643, 2009. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672009000400025>. Acesso em: 25 fev. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-71672009000400025.
GALDINO JÚNIOR, Hélio et al. Programa de educação tutorial na formação de enfermeiros: reflexões de egressos. Revista Eletrônica de Enfermagem, 2021.
HOFFMANN, Lucas Ventura et al. Gestão e organização de evento acadêmico online no curso de medicina como ferramenta de atualização em tempos de pandemia: um relato de experiência. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 7, p. 65304-65312, 2021.
LAGE, C. E.; ALVES, M. S. (DES)valorização da enfermagem: implicações no cotidiano do enfermeiro. Enfermagem em Foco, [S.l.], v. 7, n. 3/4, p. 12-16, fev. 2017. Disponível em: <http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/908/338>. Acesso em: 27 fev. 2020. DOI:https://doi.org/10.21675/2357-707X.2016.v7.n3/4.908.
LEGISLAÇÃO Informatizada - DECRETO Nº 48.202, DE 12 DE MAIO DE 1960 - Publicação Original. [S. l.], 12 maio 1960. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1960-1969/decreto-48202-12-maio-1960-387670-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em: 26 out. 2023.
SILVA, K. L. et al. Desafios da formação do enfermeiro no contexto da expansão do ensino superior. Escola Anna Nery, v. 16, n. 2, p. 380-387, 2012. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000200024>. Acesso em: 27 fev. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452012000200024.
TEIXEIRA, A. C.; BARBIERI-FIGUEIREDO, M. C. Empoderamento e satisfação profissional em Enfermagem: uma revisão integrativa, em consonância com a Teoria Estrutural. Rev. Enf. Ref., Coimbra, v. serIV, n. 6, p. 151-160, set. 2015. Disponível em <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832015000600016&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 27 fev. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.12707/R
TEODOSIO, S. S. S; PADILHA, M. I. A formação e a (re)construção da identidade profissional de enfermeiros (anos de 1970). Revista Enfermagem UERJ, [S.l.], v. 26, p. 1-6, dez. 2018. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/20054>. Acesso em: 27 fev. 2020. DOI:https://doi.org/10.12957/reuerj.2018.20054.
VIANA R.A.P.P. Enfermagem e sua atuação: a importância desta nobre profissão. J Health NPEPS, v. 4, n. 2, p.14-15, 2019. Disponível em: <https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/4208/3340>. Acesso em: 25 fev. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.30681/252610104208.