A FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Resumo

O presente trabalho nasce das discussões de um grupo de egressos de dois grupos PET da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no contexto do Grupo de Formação, Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GFEPEM), para estudar a utilização de fotografia no ensino de matemática. O artigo tem por objetivo apresentar os resultados de um trabalho que associa ensino, pesquisa e extensão relacionando a modelagem matemática e a utilização de fotografia para o ensino de matemática, com o apoio do software GeoGebra. Com a experiência adquirida durante a permanência no programa, o trabalho foi organizado e desenvolvido de forma coletiva conforme proposto pela Educação Tutorial, envolvendo outros membros do grupo e aproveitando experiências anteriores dos participantes. Para alcançar o objetivo proposto os autores fizeram um estudo de revisão, de teses e dissertações sobre o tema fotografia e ensino de matemática, desenvolveram uma oficina pedagógica e aplicaram a oficina no contexto de um projeto de extensão cadastrado institucionalmente.

Biografia do Autor

Alessandro Ribeiro da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestrando vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) do Instituto de Matemática (INMA) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS — 2022). Especialista em Alfabetização Matemática pela Universidade do Leste Mineiro (FACULESTE - 2023). Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade do Leste Mineiro (FACULESTE - 2023). Graduado em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2018 – 2021). Representante discente do Instituto de Matemática (INMA) da UFMS - 2023. Membro do Grupo de Formação, Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GFEPEM), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) do Instituto de Matemática (INMA) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Editor Adjunto da Revista Ensin@ UFMS e Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Tem experiência na área da em Educação Matemática: Ensino e Aprendizagem de Matemática, Modelagem Matemática. Participei do Grupo PET Conexões de Saberes Matemática - Egresso da UFMS-CPTL.

Carlson Guerreiro de Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Mestre em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Especialização em Educação à Distância e Docência do Ensino Superior pela Faculdade Iguaçu (FI). Participante do Grupo de Formação, Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GFEPEM). Doutorando em Educação Matemática (PPGEduMat) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Eugenia Brunilda Opazo Uribe, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Licenciada em Matemática e Física pela Universidad Audtral de Chile (UACH), Mestre em Matemática e Doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL). Tutora egressa do grupo PET Conexões de Saberes Matemática/CPTL/UFMS. Três Lagoas, MS, Brasil.

Claudia Carreira da Rosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2000), É mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2009) e doutora no Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2013). É professora adjunta (dedicação exclusiva) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS/Campo Grande/MS, atualmente faz parte do quadro de professores do Instituto de Matemática (INMA/UFMS). Tutora egressa do grupo PET Conexões de Saberes Matemática/CPPP/UFMS. Ponta Porã, MS, Brasil.

Gerson dos Santos Farias, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em Licenciatura em Matemática pela UFMS/ Campus de Três Lagoas (CPTL) (2016-2020). Mestre em Educação Matemática (2020-2022) pelo PPGEduMat/INMA - UFMS. Professor do Magistério Superior, classe assistente, nível A, do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) em Vitória da Conquista, atuando nos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia. Doutorando em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) do Instituto de Matemática (INMA) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Petiano Egresso do grupo PET Conexões de Saberes Matemática/CPTL/UFMS. Três Lagoas, MS, Brasil.

Publicado
2024-12-11