A FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Resumo
O presente trabalho nasce das discussões de um grupo de egressos de dois grupos PET da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no contexto do Grupo de Formação, Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GFEPEM), para estudar a utilização de fotografia no ensino de matemática. O artigo tem por objetivo apresentar os resultados de um trabalho que associa ensino, pesquisa e extensão relacionando a modelagem matemática e a utilização de fotografia para o ensino de matemática, com o apoio do software GeoGebra. Com a experiência adquirida durante a permanência no programa, o trabalho foi organizado e desenvolvido de forma coletiva conforme proposto pela Educação Tutorial, envolvendo outros membros do grupo e aproveitando experiências anteriores dos participantes. Para alcançar o objetivo proposto os autores fizeram um estudo de revisão, de teses e dissertações sobre o tema fotografia e ensino de matemática, desenvolveram uma oficina pedagógica e aplicaram a oficina no contexto de um projeto de extensão cadastrado institucionalmente.