OS REFLEXOS DO PET NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E NA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL

  • Maria Eduarda Pascoaloto da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

O Programa de Educação Tutorial (PET) é uma estratégia de desenvolvimento acadêmico nos cursos de graduação que promove a formação integral do estudante, abrangendo aspectos epistemológicos, pedagógicos, éticos e sociais. Baseado em grupos tutoriais de aprendizagem, o PET busca não apenas ampliar o conhecimento acadêmico, mas também qualificar o estudante como indivíduo e membro ativo da sociedade. O objetivo deste estudo é relatar a experiência de uma enfermeira egressa do PET, atualmente doutoranda, destacando como o programa influenciou sua formação acadêmica e trajetória profissional, contribuindo de maneira significativa para seu desenvolvimento e preparação para os desafios da pós-graduação. Trata-se de um estudo descritivo que utiliza o relato de experiência como metodologia. Os resultados evidenciam que o PET desempenha um papel essencial na construção de competências técnicas, científicas e humanas, com impacto duradouro no desenvolvimento pessoal e na trajetória profissional de seus participantes.

PALAVRAS-CHAVE: Programa de Educação Tutorial; Formação acadêmica; Desenvolvimento profissional; Egressos; Pós-graduação.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Pascoaloto da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Egressa do PET Enfermagem da UFMS, doutorando no Programa de Pós Graduação em eenfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM). E-mail: enf.mepascoaloto@gmail.com

Publicado
2024-12-13