A EDUCAÇÃO TUTORIAL NA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL DA ATIVIDADE
Resumo
Neste trabalho apresento a proposta de utilizar a Teoria Histórico Cultural da Atividade como referencial teórico para compreender o processo de formação associado à Educação Tutorial como realizada no Programa de Educação Tutorial.Referências
CENAPET – Comissão Executiva Nacional dos Grupos do Programa de Educação Tutorial (PET). Minuta de Manual de Orientações Básicas do PET PET. Brasília: Comissão de Avaliação, 2014. Disponível em https://drive.google.com/file/d/ 1eUzdQNrfALUY65LkYWhWRSP4ND0CLkkt/view
ENAPET XIX Ata da Assembleia Geral do XIX Encontro Nacional de Grupos PET. Santa Maria: UFSM, 2014. Disponível em https://drive.google.com/file/d/1WNChqC7UlssE8X_b26ZwMHK5RrufDKwx/view Acesso em 19 maio de 2019.
FERREIRA, Rogério Ferreira, MONEGO, Estelamares Tronco. (Org) O Programa de Educação Tutorial na UFG. Goiânia: Prograd/Funape, 2013.
GEERTZ, Clifford. A Interpretação da Cultura. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1989.
LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. O Desenvolvimento do Psiquismo. Tradução: Manuel Dias Duarte. Lisboa: Livros Horizontes, 1978.
LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VYGOTSKY, L. S., LURIA, A. R., LEONTIEV, A. N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. Tradução: Maria da Penha Villalobod. 2, ed. São Paulo: Icone, Editora da Universidade de São Paulo, 1998.
MARX, Karl. Prefácio-Introdução à Contribuição para a Crítica da Economia Política. Lisboa: Edições Progresso, 1982
MEC – Ministérios da Educação. PET- Programa de Educação Tutorial: estratégia para o desenvolvimento da graduação. Brasília: Ministério da Educação. 2007.
MOLL, Luis. Vygotsky e a Educação: implicações pedagógicas da teoria sócio-histórica. Tradução: Fani A. Tesseler. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
SERRÃO, Maria Isabel Batista. Aprender a Ensinar: a aprendizagem do ensino no curso de pedagogia sob enfoque histórico-cultural. São Paulo: Cortez, 2006.
SFORNI, Marta Sueli Faria. Aprendizagem Conceitual e Organização do Ensino: Contribuições da Teoria da Atividade. Araraquara: JM Editora, 2004.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A Construção Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A Construção do Pensamento e da Linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. São paulo: Martins Fontes, 2009.