PROBLEMATIZANDO O “8 DE MARÇO”: A MULHER COMO SER SOCIAL E A IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO DE DIÁLOGO NO AMBIENTE ESCOLAR
Resumo
O relato em questão refere-se à atividade “PET na Escola” do planejamento 2019 do PET Geografia que objetivou promover o debate e reflexão sobre temas transversais – neste caso, discussão sobre gênero, em particular a violência contra a mulher. Do ponto de vista metodológico foram realizadas reuniões para formação dos petianos acerca da temática; revisão bibliográfica; elaboração de Plano de Aula; confecção de slides e seleção de frases representativas do machismo construído na sociedade - estas frases foram discutidas em sala de aula por meio do “Tribunal de Opinião”. Por fim, notou-se a relevância da atividade para proporcionar reflexão e posicionamento crítico, considerando que temas como gênero e violência são, por muitas vezes, ausentes de problematização no ambiente escolar.
Referências
BRASIL, Ministério da Educação. Manual de Orientações Básicas. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br>. Acesso em: 10 de mai. de 2019.
DA SILVA, Sérgio Gomes. Preconceito e discriminação: as bases da violência contra a mulher. In: Psicologia: ciência e profissão, v. 30, n. 3, p. 556-571, 2010.
ORTIZ, Renato. Anotações sobre o universal e a diversidade. In: Revista Brasileira de Educação, v. 12 n. 34, p.7-16, 2007.
RIBEIRO, J.S.; BORELLA, D. R. A diversidade de gênero na escola: um debate urgente. Paraná: Secretaria de Educação do Estado do Paraná, 2016.