PROBLEMATIZANDO O “8 DE MARÇO”: A MULHER COMO SER SOCIAL E A IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO DE DIÁLOGO NO AMBIENTE ESCOLAR

  • Amanda Emiliana Santos Baratelli Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas, Mato Grosso do Sul
  • Luiz Eduardo da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas, Mato Grosso do Sul
  • Dener José da Silva Nunes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas, Mato Grosso do Sul
  • Paulo Celso de Lima Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas, Mato Grosso do Sul
  • Rosemeire Aparecida de Almeida Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas, Mato Grosso do Sul

Resumo

O relato em questão refere-se à atividade “PET na Escola” do planejamento 2019 do PET Geografia que objetivou promover o debate e reflexão sobre temas transversais – neste caso, discussão sobre gênero, em particular a violência contra a mulher. Do ponto de vista metodológico foram realizadas reuniões para formação dos petianos acerca da temática; revisão bibliográfica; elaboração de Plano de Aula; confecção de slides e seleção de frases representativas do machismo construído na sociedade - estas frases foram discutidas em sala de aula por meio do “Tribunal de Opinião”. Por fim, notou-se a relevância da atividade para proporcionar reflexão e posicionamento crítico, considerando que temas como gênero e violência são, por muitas vezes, ausentes de problematização no ambiente escolar.  

Biografia do Autor

Amanda Emiliana Santos Baratelli, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas, Mato Grosso do Sul
Geografia Humana.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Manual de Orientações Básicas. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br>. Acesso em: 10 de mai. de 2019.

DA SILVA, Sérgio Gomes. Preconceito e discriminação: as bases da violência contra a mulher. In: Psicologia: ciência e profissão, v. 30, n. 3, p. 556-571, 2010.

ORTIZ, Renato. Anotações sobre o universal e a diversidade. In: Revista Brasileira de Educação, v. 12 n. 34, p.7-16, 2007.

RIBEIRO, J.S.; BORELLA, D. R. A diversidade de gênero na escola: um debate urgente. Paraná: Secretaria de Educação do Estado do Paraná, 2016.

Publicado
2019-10-30
Seção
Relatos de Educação Tutorial