GÊNERO E MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

  • Gerson dos Santos Farias Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Jéssica Soares de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Eugenia Brunilda Opazo Uribe Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de realizar atividades envolvendo gênero e matemática, iniciada em março de 2018, cujo desdobramento permitiu a proposta de um projeto de extensão ainda em desenvolvimento e uma atividade de pesquisa junto a professoras de matemática em exercício. As atividades de extensão foram desenvolvidas em Escolas de Ensino Básico em cidades de Mato Grosso do Sul e de São Paulo, atingindo até o momento mais de mil alunos. O trabalho desenvolvido por meio dessa atividade permitiu a discussão de um tema contemporâneo que normalmente não é abordado no curso, enriquecendo assim a formação dos petianos.

Referências

BRECH, CHRISTINA. O 'dilema Tostines' das mulheres na matemática. Revista Matemática Universitária, Rio de Janiero: SBM. 2017.

BRASIL. Portaria n° 343, de 24 de abril de 2013 - Altera dispositivos da Portaria MEC nº 976, de 27 de julho de 2010, que dispõe sobre o Programa de Educação Tutorial – PET. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/pet/legislacao>. Acessado em: 22/03/2019.

IMPA. Para 9 em cada 10 meninas, engenharia é 'coisa de menino'. 2018. Disponível em: <https://impa.br/noticias/para-9-em-cada-10-meninas-engenharia-e-coisa-de-menino/>. Acessado em: 19/05/2019.

SOUZA, Jéssica Soares; FARIAS, Gerson dos Santos; URIBE, Eugenia Brunilda Opazo. Professoras de Matemática: Conciliando carreira e vida familiar. In: II Congresso Internacional de Ensino (CONIEN), 2019, Cornélio Procópio – PR. ANAIS DO II CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ. Área: Desafios Contemporâneos, 2019. p. 100-109.

Publicado
2019-10-30
Seção
Relatos de Educação Tutorial