A ESPERANÇA EQUILIBRISTA: HISTÓRIAS DE RESISTÊNCIA DA MÚSICA POPULAR À DITADURA MILITAR BRASILEIRA (1964 - 1985)

  • Gabrielly Bononi Miranda Bononi Miranda
  • Kathiusy Gomes da Silva

Resumo

O projeto “A esperança equilibrista: histórias de resistência da música popular à Ditadura Militar brasileira (1964-1985)” foi uma iniciativa desenvolvida pelo PET – História Conexões de Saberes que teve como objetivo levar ao público uma amostra da produção musical de resistência do período da Ditadura Militar brasileira. O intuito foi proporcionar o acesso as composições musicais, que são veículos de compreensão do contexto social, cultural, político e econômico da época. Além disso, buscou-se evocar sentimentos e experiências que estiveram presentes nos indivíduos e grupos sociais através da divisão do espetáculo de blocos, nos quais cada estudante formulou um depoimento sobre os seguintes motes: indiferença, incerteza, medo e exílio, dor e tristeza e esperança e luta. A partir dessas temáticas, como era o objetivo, despertamos diversos sentimentos que foram demonstrados nos depoimentos apresentados neste trabalho.

Referências

HUGGINS, Martha K.; FATOUROS, Mika Haritos-; ZIMBARDO, Philip G. Operários da violência: policiais torturadores e assassinos reconstroem as atrocidades brasileiras. Trad. OLIVEIRA, Lólio Lourenço. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.

MORAES, Mário Sérgio de. O Ocaso da ditadura: Caso Herzog. São Paulo: Editora Barcarolla, 2006.

NAPOLITANO, Marcos. História & Música: História cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

RIDENTI, Marcelo. Cultura e política: os anos 1960-1970 e sua herança. In: DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (org). O Brasil Republicano. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

RODEGHERO, Carla Simone. Não calo, grito: memória visual da ditadura civil-militar no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2013.

Manual de Orientações Básicas PET, MEC, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/PETmanual.pdf último acesso: 20/05/2019, às 00:28.

Publicado
2019-10-30
Seção
Relatos de Educação Tutorial