PRÁTICAS DE ENSINO NOS ESTUDOS DE GEOGRAFIA: RECORTE TEMPORAL DE 1990 A 2019

  • Claudemir Rodrigues Soares Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Vinicius Filipe Rodrigues Soares UEM_Universidade Estadual de Maringá
  • Renan Valério Eduvirgem UEM_Universidade Estadual de Maringá

Resumo

Analisar as práticas de ensino nos estudos de Geografia a partir de um recorte temporal entre as décadas de 1990 a 2019. Justifica-se pelas imposições relacionadas ao currículo escolar e a produção de material didático sobre conteúdos geográficos. Pesquisa de cunho bibliográfico, busca descrever o contexto e metodologias adotadas no processo de ensino-aprendizagem em Geografia. A pesquisa se organiza em três momentos distintos, em um primeiro momento é apresentada o recorte temporal correspondente a década de 1990 a 2000, marcada pelo ensino didático pedagógico, inserido no contexto da discussão entre geografia moderna e pôs moderna. A década de 2000 a 2010, onde os conceitos geográficos não deveriam ser apenas informativos, mas sim promovedores do raciocínio e interpretações dos fenômenos socioespaciais. A década de 2010 a 2019, fortemente influenciada pelas novas tecnologias da informação no ensino de Geografia.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino; Geografia; Currículo; Metodologia; Aula.

Publicado
2020-12-24
Como Citar
SOARES, C. R.; SOARES, V. F. R.; EDUVIRGEM, R. V. PRÁTICAS DE ENSINO NOS ESTUDOS DE GEOGRAFIA: RECORTE TEMPORAL DE 1990 A 2019. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , v. 1, n. 32, p. 160-182, 24 dez. 2020.
Seção
Artigos