FORMAÇÃO DO SISTEMA DE JUSTIÇA CRIMINAL: prisões e segregação socioespacial no Estado de São Paulo
Abstract
A Geografia Renovada, que tem no território usado uma categoria de análise social (sinônimo de espaço geográfico), possibilita o estudo geográfico (científico) de temas como a Justiça, a Segurança Pública e a Prisão. Pela complexidade e ausência de estudos preliminares, esses temas são exigentes de tratamento metodológico adequado, para construção de conhecimento coerente com a realidade contemporânea. Este artigo apresenta uma análise que se utiliza de uma nova metodologia geográfica e, a partir do recurso técnico da periodização, favorece uma leitura de processos passados e presentes que implicam tanto em desigualdades territoriais atuais, quanto na formação de um sistema de justiça criminal revelador do modo como a sociedade brasileira, como sociedade política, tem tratado questões como a desigualdade, a criminalidade e a prisão diante de um território que, respondendo às demandas do mundo atual, encontra-se em constante transformação.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2011-05-01
Issue
Section
Artigos
License
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.
How to Cite
ZOMIGHANI JÚNIOR, James Humberto. FORMAÇÃO DO SISTEMA DE JUSTIÇA CRIMINAL: prisões e segregação socioespacial no Estado de São Paulo. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas - (ISSN 1808-2653), [S. l.], v. 1, n. 13, p. 87–114, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/RevAGB/article/view/624. Acesso em: 31 jan. 2026.




