FORMAÇÃO DO SISTEMA DE JUSTIÇA CRIMINAL: prisões e segregação socioespacial no Estado de São Paulo
Resumen
A Geografia Renovada, que tem no território usado uma categoria de análise social (sinônimo de espaço geográfico), possibilita o estudo geográfico (científico) de temas como a Justiça, a Segurança Pública e a Prisão. Pela complexidade e ausência de estudos preliminares, esses temas são exigentes de tratamento metodológico adequado, para construção de conhecimento coerente com a realidade contemporânea. Este artigo apresenta uma análise que se utiliza de uma nova metodologia geográfica e, a partir do recurso técnico da periodização, favorece uma leitura de processos passados e presentes que implicam tanto em desigualdades territoriais atuais, quanto na formação de um sistema de justiça criminal revelador do modo como a sociedade brasileira, como sociedade política, tem tratado questões como a desigualdade, a criminalidade e a prisão diante de um território que, respondendo às demandas do mundo atual, encontra-se em constante transformação.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-05-01
Número
Sección
Artigos
Licencia
- A Revista eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas (AGB-TL) se reserva o direito de publicar os artigos em seu site, com a devida citação da fonte.
- Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância do Conselho Editorial.
Cómo citar
ZOMIGHANI JÚNIOR, James Humberto. FORMAÇÃO DO SISTEMA DE JUSTIÇA CRIMINAL: prisões e segregação socioespacial no Estado de São Paulo. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros Seção Três Lagoas - (ISSN 1808-2653), [S. l.], v. 1, n. 13, p. 87–114, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/RevAGB/article/view/624. Acesso em: 31 jan. 2026.




