"jantares por preços certos”: a publicidade dos serviços alimentares da Empreza Culinária (1896- 1899)

  • João Pedro Gomes Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra

Resumo

Em 1896, uma empresa de nome Empreza Culinária fez-se anunciar no Annuario Commercial. Sediada em Lisboa, integrava um mercado pontuado por vários estabelecimentos comerciais como pastelarias, confeitarias e restaurantes que disponibilizavam serviços de venda de refeições prontas, destacando-se destes pelo serviço exclusivo de produção e pela venda de refeições com possibilidade de entrega ao domicílio, cujas encomendas assentavam numa curiosa rede de tabacarias de renome a si associadas. Dois anos depois, em 1898, a empresa investiu numa estratégia publicitária mais estruturada e iniciou a publicação dos menus de refeições semanalmente em um dos jornais de maior tiragem da capital, o Diário de Notícias. A evolução da comunicação da Empreza Culinária com os consumidores, a forma como usou a imprensa periódica e os serviços que fez publicitar permitem conhecer com maior pormenor a natureza e a logística de uma empresa de venda de refeições “take-away”/”delivery” muito próxima dos modelos atuais e que se apresenta como um tipo de serviço alimentar original à época.


Palavras-chave: Alimentação; Publicidade; Século XIX.

Referências

ESTUDOS

BRAGA, Isabel Drumond. O Vinho no Portugal Oitocentista: Publicidade e Locais de Consumo. Olisipo. Lisboa, 2º série, n. 13, p.71-77, 2000.

BRAGA, Isabel Drumond. Actividades do quotidiano. In: SERRÃO, José; MARQUES, António Oliveira (Eds). Nova História de Portugal (Vol. 10). Lisboa: Editorial Presença, 2004.

BRAGA, Isabel Drumond. Alimentação e Publicidade Alimentar na Revista ABC (1920-1926). In: SILVA, Carlos Guardado (coord.) Turres Veteres IX – História da Alimentação. Lisboa: Colibri; Torres Vedras: Câmara Municipal, 2006a., p. 215-225.

BRAGA, Isabel Drumond. Os menus em Portugal: para uma história das artes de servir à mesa. Lisboa: Chaves Ferreira Publicações, 2006b.

BRAGA, Isabel Drumond, OLIVEIRA, Ricardo Pessa de. Seduzir para Vender: Para o Estudo da Publicidade em São Miguel no século XIX, In: Actas do Colóquio O Liberalismo nos Açores: Do Vintismo à Regeneração. O Tempo de Teotónio de Ornelas Bruges (1807-1870). Angra do Heroísmo: Instituto Açoriano de Cultura, 2008, p. 415-436.

BRAGA, Isabel Drumond. Medicina, Higiene e Cosmética na Publicidade do Jornal Badaladas: 1948-1958, In: SILVA, Carlos Guardado (coor.) História da Saúde e das Doenças. Encontro Turres Veteras XIV. Lisboa: Colibri; Torres Vedras: Câmara Municipal de Torres Vedras, 2012, p. 57-72.

CASCÃO, Rui. À volta da mesa: sociabilidade e gastronomia. In: VAQUINHAS, Irene (coord.). História da Vida Privada em Portugal (Vol. III). Lisboa: Círculo de Leitores, p. 56-91, 2011a.

CASCÃO, Rui. O quadro doméstico: em família. In: VAQUINHAS, Irene (coord.). História da Vida Privada em Portugal (Vol. III). Lisboa: Círculo de Leitores, 2011b, p.222-251.

DIAS, Luis Augusto Costa. O papel do impresso. A imprensa e a transformação do espaço público em Portugal (último quartel do século XIX - primeiro quartel do século XX). Estudos do Século XX. Coimbra, n. 7, p.307-317, 2007.

ESTRELA, Rui. A publicidade no Estado Novo. Lisboa: Simplesmente Comunicando, 2005.

FRANÇA, José-Augusto. Lisboa. História Física e Moral. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.

FREIRE, João Paulo. O Diário de Notícias: da sua fundação às suas bodas de diamante. Escôrço da sua história e das suas efemérides. Lisboa: Diário de Notícias, 1939

LELLIS, Francisco; BOCCATO, André. Banquetes do Imperador. São Paulo: SENAC, 2014.

MARTINS, Conceição Andrade. Trabalho e condições de vida em Portugal (1850-1913). Análise Social. Lisboa, n.42, p.483-535, 1997.

PÁSCOA, M. Lazer e Divertimento. In SERRÃO, José & MARQUES, António Oliveira (Eds). Nova História de Portugal. (Vol. 10). Lisboa: Editorial Presença, 2004.

PEIXINHO, Ana Teresa e COSTA DIAS, Luis Augusto. A cidade e as suas personagens em fim de século. Mediapolis. Coimbra, n. 1, 2015.

PEIXINHO, Ana Teresa. A epistolaridade nos textos de imprensa de Eça de Queirós. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.

PEREIRA, Ana Leonor, PITA, João Rui. La Publicité Pharmaceutique, Médicale et Cosmétique dans la Revue A Ilustração (Paris, 1884-1892). Revue d’Histoire de la Pharmacie. Paris, vol. 84, n. 309, p.159-168, 1996.

PEREIRA, Ana Leonor, PITA, João Rui. Publicidade a Cosméticos (séculos XIX-XX). Munda. Coimbra, n. 35, p.29-40, 1998.

SOARES, Elisa. A publicidade na Gazeta de Lisboa: 1715-1760. Dissertação (Mestrado em História Moderna) - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2007.

TADEU, Tiago. A Publicidade n’ A Guarda (1939-1945). Revista Portuguesa de História. Coimbra, n. 39, p.315-340, 2007.

TENGARRINHA, José. História da Imprensa periódica portuguesa. Lisboa: Editorial Caminho, 1989.

TRINDADE, Luís. Foi Você que Pediu uma História da Publicidade? Lisboa: Tinta da China, 2008.

FONTES IMPRESSAS

MATTA, João da. Arte de Cosinha. Lisboa: Livraria Editora De Mattos Moreira & Compª, 1876.

PLANTIER, Paul. O Cosinheiro dos Cosinheiros. Lisboa: P. Plantier, 1905.

VIEIRA, Domingos. Grande diccionario portuguez ou Thesouro da lingua portugueza. (Volume 3). Porto: Ernesto Chardron e Bartolomeu H. De Moraes, 1873.

PERIÓDICOS

ANNUARIO COMMERCIAL ou Annuario Official de Portugal Ilhas e Ultramar da Industria, Magistratura e Administração. Coord. Caldeira Pais. (Consulta em: Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra)

; 1897; 1898; 1898.

DIÁRIO ILLUSTRADO. Cidade de publicação, (Consulta em: Biblioteca Nacional de Portugal)

07.1892; 23.08.1896; 28.09.1896; 06.12.1896; 05.03.1898.

DIÁRIO DE NOTÍCIAS. Cidade de publicação, (Consulta em: Biblioteca Nacional de Portugal)

03.1898; 06.04.1898; 21.12.1898; 04.01.1899; 22.02.1899.

Publicado
2018-12-04