APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS LIVRES E ENSAIOS DE GRADUAÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55028/36atft56

Palabras clave:

Artigos livres, ensaios de graduação

Resumen

O volume 15, número 31 da Revista Trilhas da História se organiza em torno do dossiê “Magos, Bruxas, Feiticeiras e Heréticos”, que convida a revisitar, em longa duração, as crenças tidas como desviantes e os mecanismos históricos de demonização e produção de “bodes expiatórios”, articulando medo, imaginário, disputas simbólicas e relações de poder em recortes que vão da Antiguidade à Contemporaneidade, entre Europa e América. Ao lado do dossiê, a edição dá grande destaque aos artigos livres e aos ensaios de graduação, compondo um painel temático plural: nos artigos, aparecem uma leitura psico-histórica de narrativas e experiências em Assunção a partir dos impactos da Guerra contra a Tríplice Aliança, um balanço do livro didático e dos manuais de História como categoria de pesquisa na pós-graduação brasileira (1991–2017), e uma análise do associativismo operário portuário em Itajaí no início do século XX, com ênfase nas disputas e no protagonismo de trabalhadores livres e ex-escravizados. Já os ensaios de graduação percorrem debates teórico-metodológicos do materialismo histórico (Thompson e Anderson), retomam o Malleus Maleficarum para discutir perseguição à bruxaria, demonização e usos políticos do medo, e examinam a participação feminina na ordem político-religiosa no período augustano a partir do caso de Claudia Quinta. Em conjunto, a edição reafirma o compromisso da revista com a divulgação de pesquisas consistentes, a pluralidade temática e o diálogo entre diferentes escalas e campos de investigação histórica.

Biografía del autor/a

  • Dolores Puga, UFMS

    Professora Associada do curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, lotada no Campus de Três Lagoas (UFMS/CPTL), e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFMS/CPTL), na área de Estudos Literários, linha: Literatura e Invenção: do local ao universal. É Doutora em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na linha Poder e Discurso e possui como atual objeto de pesquisa o teatro grego clássico e os usos da antiguidade pela contemporaneidade na arte em geral, no teatro brasileiro e em práticas culturais. É mestre em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na linha Linguagens, Estética e Hermenêutica e graduada na mesma instituição. Editora atual da Revista Eletrônica Trilhas da História. Foi presidente do Grupo de Trabalho em História Antiga de Mato Grosso do Sul (2022-2024). É líder do Grupo de Pesquisa Usos e Desusos das Linguagens Artísticas e vice-líder do Grupo História Antiga e Usos do Passado: novas perspectivas entre o passado e o presente. É integrante do ATRIVM / UFMS - Espaço Interdisciplinar de Estudos da Antiguidade - todos os grupos atestados no CNPq. Atua sobre os seguintes temas: teatro brasileiro contemporâneo; teatro grego clássico; arte, cultura e política.

  • Mariana Esteves de Oliveira, UFMS

    Licenciada (UFMS 2004), mestre (UEM 2006) e doutora (UFGD 2016) em História; Realizou estágio Pós-Doutoral em História Social na UFC (2024/2025). Professora associada da UFMS (Campus de Três Lagoas), atuando no Curso de História e como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação; Compõe o Grupo de Pesquisa Gforp (de Formação de Professores) na Linha HisFor (História da Educação e Formação Docente), e é investigadora do INCT Proprietas, que se ocupa com temáticas da história social da propriedade, acesso e do bem comum. Coordenadora do Grupo de Estudos TRETAS (Trabalho, Resistências, Educação, Tensões e Ativismos Sociais). Atua nas áreas de história social e do trabalho, e em políticas públicas, com ênfase em movimentos sociais, neoliberalismo e trabalho docente. Sindicalizada pela Adufms/ANDES e associada à ANPUH

  • Lívia Silva Pereira Campesato, UFMS

    Graduanda no curso de História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no campus de Três Lagoas; Integrante do grupo PET História Conexões de Saberes (Programa de Educação Tutorial).

  • Wayla Silva Sá, UFMS

    Graduanda em Licenciatura em História pela Universiddade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Três Lagoas e faz parte do corpo editorial da Revista Eletrônica Trilhas da História como editora assistente desde 2024.

Referencias

REVISTA TRILHAS DA HISTÓRIA 2025.

Publicado

2026-01-29