Da terra as migalhas: o abastecimento interno, os pobres, os livres e a “brecha camponesa” na América Portuguesa (séculos XVI – XVIII)

  • Caio Alexandre Toledo de Faria UFMS/CPTL

Resumen

Pretendo nesse ensaio apresentar alguns aspectos da história rural na América portuguesa, a fim de discutir o abastecimento interno nos séculos XVI ao XVIII, partindo da referência à importância da mandioca e de seus subprodutos para o cotidiano da Colônia. Também abordarei de forma breve a “brecha camponesa” e a relevância dos pobres livres para o fortalecimento do mercado interno e, em especial, para a subsistência, tal como para o fornecimento de alimento aos colonos e outros habitantes dessas terras.

Citas

COELHO, Fabiano. Camponeses e Abastecimento Interno na Colônia: algumas reflexões. Revista História em Reflexão: Vol. 1 n. 2, Dourados. Jul/Dez, 2007.

FOOT-HARDMANN, Francisco; LEONARDI, Victor. História da Indústria e do Trabalho no Brasil. São Paulo: Global Editora, 1982.

FERNANDES, Florestan. A economia Tupinambá – Ensaio de interpretação sociológica do sistema econômico de uma sociedade tribal. Revista do Arquivo Municipal: n. 122, p. 7-77. São Paulo, Fev. 1949.

LINHARES, Maria Yedda Leite. História do abastecimento: uma problemática em questão (1530-1918). Brasília: BINAGRI, 1979.

PEDROSA, Manoela. A roça, a farinha e a venda: produção de alimentos, mercado interno e pequenos produtores no Brasil colonial. IN: Fragoso, João; GOUVÊA, Maria de Fátima. (Orgs.). O Brasil Colonial 1720, vol. 3. 1ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.

REIS, João José; SILVA, Eduardo. Negociação e conflito: a resistência negra no Brasil escravista. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

SCHWARTZ, Stuart. Escravos, roceiros e rebeldes. Bauru: EDUSC, 2001.

SILVA, José Graziano da (Org.). Estrutura Agrária e Produção de Subsistência na Agricultura Brasileira. 2 ed. São Paulo: HUCITEC, 1980.

SOARES, Mariza de Carvalho. Engenho sim, de açúcar não o engenho de farinha de Frans Post.Varia hist. vol.25 no. 41, Belo Horizonte. Jan./June, 2009.

SOUZA, Laura de Mello e. Desclassificados do ouro: a pobreza mineira no século XVIII. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1982.

Sección
Ensaios de Graduação