NA PROVÍNCIA, LER E (RE)INVENTAR O MUNDO: UMA INTERPRETAÇÃO DA FORMULAÇÃO DO CULTURALISMO EM TOBIAS BARRETO (1859-1889)

IN THE PROVINCE, READING AND (RE)INVENTING THE WORLD: AN INTERPRETATION OF THE FORMULATION OF CULTURALISM IN TOBIAS BARRETO (1859-1889)

Palavras-chave: Tobias Barreto;, Culturalismo, POsitivismo, Transferências e circulação de ideias

Resumo

O trabalho analisa, no interior do pensamento e obra de Tobias Barreto (1839-1889), a trajetória da formulação de uma perspectiva culturalista em sua leitura da identidade nacional. Partimos do pressuposto de que essa formulação foi constituída pela sua crítica incisiva ao ideário Positivista e do ecletismo espiritualista em voga no contexto das elites intelectuais do Império. Para tanto, procuramos delimitar o percurso dessa trajetória em estreito vínculo com sua crítica às instituições da época: Igreja Católica, a política na corte e nas províncias, a maçonaria, o ideário da Revolução Francesa e a dependência cultural brasileira de modelos civilizacionais estrangeiros, especificamente o francês. Apontamos como resultados a relação profunda dessa trajetória com o seu germanismo, tendo em vista a defesa de um projeto alternativo para o país, centrado no ideário literário, político, filosófico e científico da Alemanha recém unificada.

 

Biografia do Autor

Aruanã Antonio dos Passos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Doutor em História (UFG). Docente do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Pato Branco.

Willian Roberto Vicentini, SEED/PR; FAEC

Doutor em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), tendo como orientador o prof. Dr. Pedro Leão da Costa Neto, na Linha de Políticas Públicas e Gestão da Educação. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, tendo como orientador o prof. Dr. Peri Mesquida, na linha de História da Educação com a dissertação: Iluminismo e Catolicismo na Legislação do Ensino no Brasil, de 1827 a 1892: uma contraposição de ideias ou questão de método. Defesa em maio de 2007. É especialista em Educação: metodologias inovadoras aplicadas à educação; Turismo: gestão e docência: Tutoria em Educação a distância e Metodologia do Ensino de História e Geografia. Licenciado em História pela Universidade Tuiuti do Paraná e Licenciado em Pedagogia (2a. licenciatura) pelo Centro Universitário Cidade Verde (UNIFCV). Ainda possui curso de Administração Hoteleira pelo Centro Europeu (Profissões e Idiomas). Atua como docente no ensino presencial e no ensino a distância nos diversos níveis (fundamental, médio, superior e na pós-graduação). Atua como Coordenador do Curso e Docente na Faculdade Educacional de Colombo em 2016 (FAECPR). Na área de Turismo, tem como ênfase a hotelaria. Efetua suas pesquisas principalmente nos seguintes temas: história, história da educação, hotelaria, planejamento educacional e formação de professores. Atuou como Vice-Diretor acadêmico da Faculdade Nacional de Educação e Ensino Superior do Paraná entre 2011 e 2012 (FANEESP).

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Publicado
2022-08-22