ANÁLISE DA OBRA LITERÁRIA AS BRUMAS DE AVALON: O PAGANISMO FEMININO E AS IDEIAS RELIGIOSAS SOB A FIGURA LENDÁRIA DO REI ARTUR

ANALYSIS OF THE LITERARY WORK THE MISTS OF AVALON: FEMALE PAGANISM AND RELIGIOUS IDEAS UNDER THE KING’S ARTHUR LEGENDARY FIGURE

Palavras-chave: AS BRUMAS DE AVALON, SAGRADO FEMININO/FEMINISMO, MITO DO REI ARTUR

Resumo

Esse artigo tem como objetivo estabelecer análises pontuais sobre a construção do feminino e do sagrado na obra literária As Brumas de Avalon da autora norte-americana Marion Zimmer Bradley, de 1979, avaliando sua perspectiva na valorização da mulher e a visão do místico presente na obra, ideias que dialogam com a tentativa de legitimação do movimento feminista de “segunda onda” dos anos de 1960 e 1970 nos Estados Unidos, que incluía a busca pela rememoração da imagem das bruxas. Propõe-se, assim, reflexões sobre a representação literária acerca do paganismo do período tardo-antigo para o medievo – uma vez que o romance elabora um olhar ficcional sobre o século V e VI EC – em contraponto com a construção da imagem arturiana presente sobretudo na obra medieval Historia Regum Brittaniae, do século XII EC, mas também em Historia Brittonum do século IX, as quais estabeleceram os mitos cristãos mais reconhecidos sobre a figura lendária do Rei Artur.

Biografia do Autor

Dolores Puga, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPTL)

Doutora em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/PPGHC), na linha Poder e Discurso. Professora Adjunta do curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas (UFMS/CPTL). Líder do Grupo de Pesquisa História Antiga e Usos do Passado: novas perspectivas entre o passado e o presente. E-mail: dolores.puga@ufms.br

Referências

BIBLIOGRAFIA

CANDIDO, Antônio. Literatura e sociedade – estudos de teoria e história literária. 9. ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2006.

FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. 2 cd - São Paulo : Contexto. 2002.

JACOBINA, Clarissa Velozo. Bruxas: um itinerário pela segunda onda do feminismo. 116f. Mestrado (Pós-graduação em Memória Social) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Humanas e Sociais (Rio de Janeiro), 2020.

PUGA, Dolores. Magia e cultura patriarcal: as transformações na imagem da pharmakis na antiguidade. Monções – Revista de História. V. 1, n. 1, p. 100-122, set. 2014.

PUGA, Dolores. Reinvenções do Antigo: análises do discurso de autoridade e legitimação religiosa da Wicca Tradicional Britânica. In: HECKO, Leandro (Org.). Antiguidades e usos do passado – temas e abordagens. São João de Meriti (RJ): Desalinho, 2019, p. 82-102.


FONTES

BRADLEY, Marion Zimmer. As Brumas de Avalon. Tradução de Marco Aurélio P. Cesarino. 16 ed. São Paulo: Imago, 2008.

GEOFFREY OF MONMOUTH. Historia Reggum Brittaniae – British History: The Monkish Historians of Great Britain. Tradução latim/inglês de A.Thompson. London: Comunity Center College Oxford, 1842.

NENNIUS. Historia Brittonum – History of the Britons. Tradução latim/inglês de J. A. Giles. Ontario: Cambridge, 2000.
Publicado
2023-01-27