“INTERVENÇÃO MILITAR JÁ": ABORDAGENS DA DITADURA MILITAR NOS LIVROS DIDÁTICOS
“MILITARY INTERVENTION NOW”: APPROACHES ABOUT MILITARY DICTATORSHIP IN TEXTBOOKS
Resumen
Com a derrota nas eleições, seguidores de Bolsonaro saíram às ruas em protesto, clamando por intervenção militar. O ponto alto desse evento foi em janeiro de 2023, quando grupos extremistas invadiram prédios do governo federal, convocando um golpe militar com o intuito de minar os alicerces democráticos. Essa tentativa de promover um discurso pró-ditadura nos leva a indagar por que tais indivíduos não parecem compreender as sérias consequências de um estado de exceção. O que motiva essas pessoas a clamarem por intervenção militar, mesmo após terem tido contato com os estudos históricos que exploram esse tema durante seu período de formação escolar? Será que há discordâncias entre o que é dito pela historiografia sobre o tema? A partir dessas indagações, o objetivo deste artigo é traçar um breve panorama de como a historiografia abordou o golpe de 1964 e como esse evento é apresentado nos materiais didáticos contemporâneos.
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