AÇÕES EDUCATIVAS NO TERRITÓRIO DE JACONÉ (SAQUAREMA/RJ): A FUNÇÃO SOCIAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL

EDUCATIONAL ACTIONS IN THE TERRITORY OF JACONÉ (SAQUAREMA/RJ): THE SOCIAL FUNCTION OF CULTURAL HERITAGE

Resumen

Ao longo do ano de 2023, a comunidade acadêmica da Escola Municipal Ismênia de Barros Barroso, do município de Saquarema (RJ), foi estimulada por meio do desenvolvimento de ações educacionais a contextualizar as narrativas da história local a partir da lenda do Morro do Ouro. Este artigo investiga o efeito de técnicas ativas de aprendizagem e no desempenho acadêmico referente ao período do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Também reflete sobre o papel da educação patrimonial e do recurso da interpretação do patrimônio cultural aplicados, conjuntamente, as metodologias ativas no âmbito escolar. Analisa as atividades realizadas e os resultados alcançados, demonstrando que o projeto contribuiu para a promoção de uma sensibilização patrimonial entre os envolvidos e para o fortalecimento das identidades locais.

Biografía del autor/a

José Augusto da Silva Costa, Fundação Oswaldo Cruz

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde, da Casa de Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Fruz. Tem licenciatura em Turismo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua como professor da disciplina de Estudos Turísticos na Escola Municipal Ismênia de Barros Barroso, em Saquarema (RJ).

Inês El-Jaick Andrade, Fundação Oswaldo Cruz

Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP). É arquiteta do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) da Casa de Oswaldo Cruz (COC) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Atua como docente do Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (COC/Fiocruz).

 

Sônia Aparecida Nogueira, Fundação Oswaldo Cruz

Doutora em Trabalho e Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). É arquiteta do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) da Casa de Oswaldo Cruz (COC) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Atua como docente do Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (COC/Fiocruz).

Citas

APOLINARIO, Juciene Ricarte. Reflexões sobre a Educação Patrimonial e experiências da diversidade cultural no ensino de História. In. TOLENTINO, Átila Bezerra (Org.). Educação Patrimonial: reflexões e práticas. João Pessoa: Superintendência do IPHAN na Paraíba, 2012. (Caderno Temático 2).
BENDER, William N. Aprendizagem Baseada em Projetos: Educação Diferenciada para o Século XXI. Porto Alegre: Penso editora, 2014.
BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FLORÊNCIO, Sônia R. R. et al. Educação patrimonial: histórico, conceitos e processos. Brasília, DF: Iphan, 2014.
FONSECA FILHO, Ari da Silva. A Educação Turística no Âmbito da Educação Básica: um relato sobre as experiências das escolas estaduais de Ponta Grossa – PR. In: Anais do VII Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. São Paulo: – Universidade Anhembi Morumbi – UAM, 2010, p.1-15. Disponível: https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/7/6.pdf; Acesso em: Acesso em: 18 de março de 2024.
GALVÊAS, Homero Bonandiman. O Tesouro do Morro da Concha. Museu Vivo Barra do Jacu, p.2, 2017. Disponível em: https://museuvivodabarradojucu.com.br/site/conteudo/uploads/2017/11/Tesouro-do-Morro-da-Concha.pdf; Acesso em: 04 de maio de 2019.
HORTA, Maria de Lourdes P.; GRUMBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Q. Guia básico de educação patrimonial. Brasília: Iphan, Museu Imperial, 1999.
JORNAL DIÁRIO DA NOITE. Entocado o tesouro. Rio de Janeiro, 4 de julho de 1939, p. 4. Disponível em: :http://memoria.bn.br/DocReader/221961_01/42283?pesq=%22ilha%20de%20jaconé%22; Acesso em: 17 de fevereiro de 2024.
MENESES, José Newton Coelho. História & Turismo Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. A história, cativa da memória? Para um mapeamento da memória no campo das Ciências Sociais. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n. 34, 1992.
MORAN, José. Metodologias e modelos híbridos na educação. In: YAEGASHI, Solange Franci Raimundo et al. (Orgs.). Novas Tecnologias Digitais: Reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba: CRV, 2017, p.23-35.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Trad. Yara Khoury. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da PUC/SP, n.10, p.7-28, dez. 1993.
OFENBOCK, Juliano. A Verdadeira Ilha do Tesouro - As crônicas do pirata Zulmiro. Curitiba - Paraná, 2019.
POLLAK, Michael. Memória e Identidade Social. Estudos Históricos, v.5, n.10, Rio de Janeiro:CP/DOC FGV, 1992.
TILDEN, Freeman. Interpreting our heritage: Principles and practices for visitor services in parks, museums, and historic places. Chapel Hill, University of North Carolina Press, 1957.
TOLENTINO, Átila Bezerra (Org.). Educação Patrimonial: reflexões e práticas. João Pessoa: Superintendência do IPHAN na Paraíba, 2012.
Publicado
2024-10-05