HISTORIA DE LA CURRICULARIZACIÓN DE LA LENGUA PORTUGUESA EN BRASIL A TRAVÉS DE LOS DOCUMENTOS OFICIALES DEL SIGLO XVIII AL XXI

HISTORY OF THE CURRICULARIZATION OF THE PORTUGUESE LANGUAGE IN BRAZIL THROUGH OFFICIAL DOCUMENTS FROM THE 18TH TO THE 21ST

Resumen

O objetivo deste trabalho é refletir sobre currículo e ensino de língua portuguesa no Brasil através da análise de documentos oficiais de diferentes períodos, considerando seus contextos históricos e suas concepções de linguagem. Os dados são compostos por leis, decretos, parâmetros e base curricular, publicados entre 1757 e 2018. O estudo investiga a influência de fatores sociais e culturais no ensino da língua materna, utilizando o conceito de currículo de Sacristán (2013), que o considera como processo dinâmico moldado por valores e interesses do contexto. Além disso, traça uma linha do tempo para entender as concepções de linguagem presentes nos documentos, baseando-se principalmente em Geraldi (2011). O foco é identificar mudanças e permanências no processo curricular ao longo dos anos, visando apresentar a evolução do ensino de língua portuguesa e o papel dos documentos oficiais na definição das práticas pedagógicas. Dentre os principais resultados, foi possível identificar mudanças nas concepções de linguagem - e, consequentemente, de língua - que ditam as práticas pedagógicas ao longo do tempo, indo de concepções mais estruturais à mais sociointeracionais. Observou-se, ainda, que os documentos oficiais passaram de uma abordagem mais normativa para uma mais reflexiva, acompanhando as transformações sociais e culturais do país.

 

Biografía del autor/a

Maria Eduarda Oliveira da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Licenciada em Letras – Português e Espanhol – pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Ewerton Ávila dos Anjos Luna , UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (PROLING/UFPB). Fez graduação e mestrado em Letras na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), onde atua com a formação de professores de Português e com pesquisas na área de Linguagem e Ensino.

Citas

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Publicado
2025-09-16