A luta da memória contra o esquecimento: a Reforma do Ensino Médio e os (Des)Caminhos do Ensino de História no Brasil

  • Osvaldo Rodrigues Junior Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Resumen

Apresenta resultados de pesquisa bibliográfica e documental sobre as histórias do ensino de História no Brasil. O objetivo foi compreender a constituição da disciplina escolar e analisar a lei nº 13.415 de 2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases 9.349/96, e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, conhecida como “Reforma do Ensino Médio”. Os objetivos específicos do trabalho foram: 1) apresentar as diferentes periodizações da história do ensino da História no Brasil; 2) compreender o código disciplinar da história no Brasil; 3) refletir sobre os impactos da “Reforma do Ensino Médio” para o código disciplinar da história no Brasil. Partindo dos referenciais teóricos de Raimundo Cuesta Fernández (1997) e Maria Auxiliadora Schmidt (2012), a análise permitiu observar que a “Reforma do Ensino Médio”, representa um possível marco da “nova” crise do código disciplinar da História no Brasil.

Biografía del autor/a

Osvaldo Rodrigues Junior, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (2007), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2010) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2015). Atualmente é professor Adjunto A - Nível I do Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Professor do Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em História - PPGHIS da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Membro do Núcleo de Pesquisas em Publicações Didáticas - NPPD da Universidade Federal do Paraná - UFPR e do Etrúria - Laboratório de Estudos de Memória, Patrimônio e Ensino de História da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Tem experiência na área de ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática da História e manuais e livros didáticos de História.

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Publicado
2017-11-27