EDITAL PARA CHAMADA DE DOSSIÊS TEMÁTICOS – 2024 -2025

2023-03-20

As propostas serão recebidas até o dia 10 de junho de 2023 e o resultado será publicado até o dia 30 de junho de 2023.

As edições relativas a este edital são referentes ao volume 13, número 25, e volume 13, número 26, correspondendo ao último semestre de 2024 e primeiro semestre de 2025, respectivamente. A depender do número de inscrições e disponibilidade dos/as proponentes, os dossiês classificados a partir da 3ª colocação podem ser direcionados às edições/semestres seguintes.

Os dossiês devem abordar uma das diversas temáticas da História e/ou áreas afins, contemplando, nas chamadas áreas afins, vínculos com perspectivas do conhecimento histórico.

Os dossiês podem ser propostos por, no mínimo, dois e, no máximo, três proponentes, com vínculo com qualquer instituição de pesquisa e ensino (Educação Básica ou Superior), do país ou do exterior. Pelo menos um/a dos/as proponentes deve ter o título de doutor/a, sendo que os/as demais devem ter, no mínimo, a titulação de mestre. Os/as proponentes são responsáveis pela avaliação dos textos do dossiê, mas também podem publicar textos nele, desde que seus artigos sejam avaliados por pareceristas de fora do grupo proponente, às cegas, via encaminhamento da editoria da revista. 

A titulação mínima exigida para publicação no dossiê é a de graduado/a, mas os/as proponentes também podem avaliar ensaios de graduação (seção que integra o escopo da revista) se eventualmente convergirem com a temática proposta do dossiê, para comporem o número da revista em seu conjunto. 

As inscrições de dossiês devem ser submetidas via formulário, no endereço:

https://forms.gle/xY7vsHWBCGxTvZMWA  

e devem conter:

  1. Sugestão de título do dossiê;
  2. Dados dos/as proponentes contendo os nomes dos/as organizadores/proponentes, e-mail, e indicação das suas respectivas titulações e vínculos institucionais;
  3. Apresentação/resumo da proposta, situando a temática e/ou problemática indicada do dossiê (mínimo de 1000 e máximo de 3000 caracteres com espaços). 

Atenção: Os/as proponentes devem, juntamente com a submissão da proposta do dossiê, cadastrar-se na revista na condição de autores/as e avaliadores/as, pelo endereço:

 https://trilhasdahistoria.ufms.br/index.php/RevTH/user/register

A análise e a seleção das propostas serão feitas pela editoria ampliada da revista. O resultado será publicado na página da Revista. 

Serão considerados, como critérios para avaliação e classificação:

  • Não repetição de temáticas de Dossiês publicados na revista nos dois últimos volumes (últimos quatro números);
  • Originalidade e pertinência científica e social do tema;
  • Vinculação com o conhecimento histórico para propostas em áreas afins;
  • Respeito à distribuição regional e institucional dos/as proponentes; 


Uma vez aprovados, os/as proponentes e autores/as terão os seguintes prazos para a submissão dos artigos e entrevista na Revista:

 Dossiê aprovado para o v. 13, n. 25 (dezembro de 2024). Previsão do período para submissão de artigos: 15 julho a 15 de setembro de 2024. Publicação prevista: dezembro de 2024

 Dossiê aprovado para o v. 13, n. 26 (Julho de 2025). Previsão do período para submissão de artigos: 15 de fevereiro a 15 de abril de 2025. Publicação prevista: julho de 2025. 

A ordem de publicação dos dossiês será definida pela Revista, considerando as propostas aprovadas. A edição será em versão digital, em português, podendo ser publicados textos cujos originais tenham sido escritos em inglês, francês ou espanhol. Os/as proponentes serão responsáveis pela redação da apresentação do dossiê proposto.

Os dossiês propostos, quando publicados, serão compostos por conjuntos de, no mínimo, cinco e, no máximo, oito artigos, os quais seguirão os critérios formais e de avaliação da Revista Trilhas da História, disponíveis em Diretrizes para autores, no seguinte endereço:

 https://trilhasdahistoria.ufms.br/index.php/RevTH/about/submissions

As dúvidas devem ser enviadas para o endereço rth.agecom@ufms.br

Não serão aceitas inscrições fora do prazo.

Mariana Esteves e Dolores Puga

Editoras/RTH-UFMS/CPTL