Chamada para o Vol. 13 nº 25
CHAMADA PARA RECEBIMENTO DE TEXTOS:
DOSSIÊ A DITADURA MILITAR NO BRASIL EM DEBATE: SILENCIAMENTOS, RESISTÊNCIAS E ENSINO DE HISTÓRIA (VOL 13-Nº 25)
Ary Albuquerque Cavalcanti Junior (UFMT) e Ana Maria Colling (UFGD)
Em 2023 completamos quase seis décadas do golpe civil-militar que culminou em um dos períodos mais tenebrosos de nossa história nacional, que durante 21 anos causou terror e morte a muitos brasileiros e brasileiras. Práticas repressivas, pessoas exiladas, torturas físicas e psicológicas, pessoas perseguidas, censura, atraso na educação, repúdio aos símbolos nacionais como o hino, a bandeira, são questões que merecerem a atenção de todos/as historiadores/as. Hoje, mais do que nunca, é necessário protagonizar debates que relatem e analisem a ditadura militar no Brasil. Assistimos, na atualidade, uma
escalada autoritária e negacionista nos mais diversos espaços sociais, por este motivo, entre outros, a urgência em fortalecer a ciência e proporcionar produções e debates sobre a temática. Refletir sobre os diferentes impactos dos anos de Ditadura Militar na sociedade, do ontem e do hoje, bem como os impactos e influências, nas famílias, nos, comportamentos, na imprensa e na educação são urgentes, especialmente no campo historiográfico. Dessa forma, o presente dossiê recepcionará estudos que dialoguem com a temática da Ditadura Militar em suas variadas abordagens, perpassando a
resistência e trajetória política de pessoas e/ou grupos, mulheres, movimentos negros, indígenas, quilombolas, LGBTQIA+, corpo, educação, operação Condor, etc. Também compreendemos a necessidade de dialogar com estudos que destaquem as distintas representações em periódicos, filmes, séries, músicas, literatura, e demais formas de expressão artística, reafirmando a arte como um meio de luta e resistência política durante os processos de repressão política. O presente dossiê, também atribui destaque especial para o ensino de história, pois durante o período ele foi censurado, monitorado pelos militares e seus agentes, reverberando um projeto político tecnicista e distante do conhecimento crítico e libertário. Assim, trabalhos que versem sobre o ensinar história
na ditadura militar, bem como como reflexões entre a ditadura militar e a atualidade em sala de aula, tais como práticas, uso de fontes etc serão bem vindos.
SUBMISSÕES ATÉ 20/09/2023
PREVISÃO DE LANÇAMENTO DO NÚMÉRO: DEZEMBRO DE 2023