O Ensino de História e a compreensão do elemento feminino por meio do cotidiano do Bandeirantes: enfrentamenteos e desafios na sala de aula no século XXI

  • Angélica Alves Bueno Universidade Federal de Goiás Regional Catalão
  • Luiz Carlos do Carmo Universidade Federal de Goiás

Resumo

No presente texto refletimos sobre aspectos de um processo histórico, por meio de uma experiência do processo das práticas educativas do 5º Ano. Utilizamos a unidade temática bandeirismo, que balizou o processo de ensino/aprendizagem, numa perspectiva e abordagem das relações de gênero. Organizamos o relato evidenciando os desafios que estão colocados às práticas educativas de sala de aula. Entendemos e discutimos a forma como o conhecimento histórico foi sendo construído pelas crianças com a presença do elemento feminino e a forma que se deu ou não, num processo histórico mais amplo. Analisamos o teor dos comportamentos em relação ao significado de ser homem e ser mulher na sociedade, contrapondo o conhecimento cientifico ao senso comum, a partir do valor que os sujeitos formulam junto com seus pares.

Biografia do Autor

Angélica Alves Bueno, Universidade Federal de Goiás Regional Catalão

A autora é aluna do Programa de Mestrado Profissional em História da Universidade Federal do Estado de Goiás UFG Regional Catalão Goiás e professora efetiva desde 1996 da Rede Municipal de Educação de Catalão Goiás, com experiência na Educação Básica e Fundamental II. 

Luiz Carlos do Carmo, Universidade Federal de Goiás
O co autor é professor adjunto da Universidade Federal de Goiás - CAC, nos cursos de graduação em História, Ciências Sociais e outras áreas. Formado em História pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestre e doutor em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

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Publicado
2015-07-03
Edição
Seção
Dossiê