Resumo
A presente pesquisa investiga as contribuições do psicólogo escolar para o bem-estar docente. O trabalho possui como tema de pesquisa “o psicólogo escolar e o bem-estar docente” e se concentra no seguinte problema de pesquisa: “Como o psicólogo escolar pode contribuir para o bem-estar docente?”. Ainda, conta com os seguintes objetivos específicos: identificar o papel do psicólogo escolar, analisar as condições de trabalho do professor, identificar como o psicólogo escolar pode promover o bem-estar docente e apresentar as políticas públicas que abordam sobre o psicólogo escolar. Define-se bem-estar docente como a prevalência de emoções e sentimentos positivos no trabalho, como a motivação e realização do professor. Partindo do estado de bem-estar, entende-se que a atuação do psicólogo escolar pode ajudar o professor a lidar com as adversidades, desenvolvendo estratégias de enfrentamento, como a fala, por exemplo. Através da fala, o indivíduo alcança o alívio de suas dores e angústias. Ademais, as funções do psicólogo escolar na instituição escolar são inúmeras, mas focaremos em sua atuação junto ao professor, o que é pouco citado nas pesquisas científicas e produções acadêmicas da área. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica, levantando e analisando os trabalhos produzidos sobre o tema. Para embasamento teórico foram utilizados os autores: Rebolo (2011), Rogers (2009), Jesus (1988), Patto (1984), Engels (1999), Andaló (1984), Tardif e Lessard (2005), Novaes (1986), Martinez (2010) e Antunes (2008).