ESCOLA E CONTEXTO MIGRATÓRIO: POLÍTICAS EM EDUCAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES NAS AÇÕES DE ACOLHIMENTO AOS ESTUDANTES
Resumo
Este é um projeto de pesquisa apresentado ao PPGEDU/UFMS/2022 com o objetivo de investigar as políticas educacionais direcionadas aos alunos em situação de imigração e às escolas na educação básica. Por meio de revisão de literatura relativa às políticas educacionais, se propõe a identificar quais foram e quais têm sido as orientações para esse contexto e de que forma essas orientações vêm sendo observadas e aplicadas. A partir da cidade de Ji-Paraná, RO, na Amazônia Meridional, a qual tem recebido expressivo número de imigrantes venezuelanos, nos propomos a pesquisar as experiências das escolas que recebem estudantes nessa condição e, a partir dos relatos de experiências de gestores, conhecer como de fato ocorre o processo de acolhimento, analisando os aspectos legais e formais e a prática, isso é, aquilo que de fato acontece, as ações elaboradas e desenvolvidas pelas escolas no acolhimento e na adaptação de estudantes. Para a análise e compreensão do fenômeno em estudo adotaremos os Estudos Culturais, especificamente Pós-Colonialismo e Decolonialidade, considerando que tais perspectivas poderão indicar como as Políticas Educacionais atuam no contexto migratório escolar, o que propõem no sentido de respeitar a pluralidade na escola e quais poderão ações ser reforçadas.