Resumo
O presente trabalho tem como objetivo discutir o conceito de caixa de ferramentas no referencial foucaultiano e como tal noção abarca a operacionalização do uso de conceitos chave desse paradigma no campo de pesquisa em educação. A metodologia dos estudos de Michel Foucault se separa em três grandes campos: arqueologia, genealogia e ética; cada um desses campos implica ferramentas específicas e concentrações de interesses e investigações. Pesquisar a partir do referencial foucaultiano é partir dos microespaços e seguir para espaços maiores, agindo muitas vezes como arqueólogo que escava seu objeto, nesse sentido não há metodologias apriorísticas em neste referencial, sendo tanto seu método, quanto seu objeto revelado na ação da pesquisa. Todavia, quando o pesquisador se lança a seu lócus de pesquisa, é necessário que carregue consigo toda uma gama de ferramentas necessárias para que consiga desvelar contradições, interditos, malhas discursivas e práticas de dispersão de poder. Com base nestas discussões, o campo da pesquisa em educação apresenta-se profícuo a extensão das pesquisas no referencial foucaultiano uma vez que a educação é um fenômeno que se espalha por malhas que vão desde políticas públicas até a microfísica das relações em sala.