v. 1 (2022)
Resumos Expandidos

O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO NOVO ENSINO MÉDIO EM CAMPO GRANDE, MS

Publicado July 22, 2025
Palavras-chave
  • Educação; Ensino Médio; Escola pública.

Resumo

Este trabalho descreve na visão de professores, a implementação do Novo Ensino Médio, em especial do ensino de Sociologia, da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, no município de Campo Grande. Através de entrevistas semiestruturadas, 3 professores responderam um questionário contendo perguntas de resposta aberta. Foram perguntados a opinião deles sobre o Novo Ensino Médio e a disciplina “Projeto de Vida” e  suas percepções do ensino de Sociologia no Novo Ensino Médio. Segundo eles, o Novo Ensino Médio, é inapropriado, pois não combate às desigualdades sociais, não altera a estrutura anterior e nem as condições básicas das escolas. Além disso, não há a devida valorização dos professores. Porém, há um ponto positivo, nos itinerários formativos pois eles poderão trabalhar em pesquisas científicas, estudos temáticos da vida social e a própria interação comunitária. Para eles, a disciplina Projeto de Vida, é desnecessária, não tem uma organização em sua estrutura enquanto disciplina e deveria ser lecionada por psicólogos ou orientadores vocacionais. Já o ensino de Sociologia continua com uma carga horária baixa. Ademais, trabalhar com competências e habilidades deixou fora do currículo temas básicos da Sociologia. Entretanto, nos itinerários formativos o professor poderá trabalhar melhor a Sociologia. Há uma grande expectativa em relação aos itinerários formativos para o ensino de sociologia. Em suma, novos estudos deverão ser feitos para comprovar a efetividade da implantação deste novo formato de ensino/aprendizagem.