Resumo
Este trabalho tem como objetivo discutir as normativas educacionais curriculares do curso de Pedagogia. Busca-se entender as normativas por meio da análise das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura (DCNP/2006), Diretrizes Curriculares Nacionais para formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para formação continuada (DCNL/2015) e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Como resultados da análise das normativas curriculares para o curso de Pedagogia, observa-se a relação entre conhecimento e poder, compreendendo a educação como reflexo de um período de transformação ideológica na área, na qual as relações de poder estão sempre implicadas em situações de interesses distintos que coexistem no mesmo espaço. Conclui-se, assim, que os interesses distintos não entendem a formação ampla e integrada dentro de um curso de Pedagogia e faz um retrocesso aos moldes do curso na década de 1970.