Resumo
O trabalho objetiva trazer ao debate o uso das narrativas formativas nas pesquisas em Educação e na constituição da práxis pedagógica. Tratam-se de reflexões teórico-metodológicas de uma pesquisa em andamento, realizada no curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), que aborda a constituição da práxis pedagógica na formação inicial de alunos egressos do curso de Pedagogia/Faed/UFMS. Nesse recorte da pesquisa, centrou-se nas discussões encontradas na literatura científica a respeito da dupla função das narrativas: como fonte de investigação sobre a constituição da práxis pedagógica e, ao mesmo tempo, como dispositivo que contribui para a autoformação. Para o presente trabalho, realizou-se análise bibliográfica de obras que fundamentam a utilização das narrativas durante a formação inicial, bem como artigos e pesquisas acadêmicas de autores que discutem sobre as narrativas e a práxis pedagógica. Como resultados, aponta-se que a utilização do método biográfico e das narrativas formativas possibilita compreender como a práxis pedagógica foi sendo constituída na trajetória do professor, bem como contribui para a movimentação dessa práxis, por meio das reflexões que o ato de narrar sobre si provoca, ao impelir o sujeito a repensar a articulação entre os conhecimentos teóricos e a experiências práticas que possui.