v. 1 (2022)
Resumos Expandidos

DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL SOB A NARRATIVAS DE GESTORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPO GRANDE, MS

Publicado July 22, 2025
Palavras-chave
  • Narrativas; Gestão escolar; Ensino remoto emergencial; Pandemia; Covid 19

Resumo

O presente artigo tem como objeto de estudo a gestão escolar e o objetivo desta pesquisa é compreender os principais desafios enfrentados pelos gestores durante o ensino remoto emergencial. Como metodologia foi realizado um levantamento bibliográfico em repositórios digitais, com as palavras chaves “gestão escolar”, “ensino remoto” e "pandemia''. Também foram analisadas narrativas de gestores em entrevistas realizadas por alunas da disciplina de Gestão Escolar dos cursos de Pedagogia e de Letras da UFMS. Como resultados, observamos que, entre os vários desafios enfrentados pelos gestores durante o ensino remoto emergencial, o maior deles foi o de manter a união de toda a comunidade escolar, de forma que, famílias, estudantes e professores não se sentissem totalmente isolados e permeados pelas incertezas do momento histórico que estavam vivendo. O que nos permite concluir que a pandemia potencializou o quadro de desigualdades que já estava instaurado na nossa sociedade, impondo a gestores e docentes a necessidade de educar apesar da distância.