v. 1 (2022)
Resumos Expandidos

A INCLUSÃO DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS: ENTRE CORES, SONS E MOVIMENTOS

Publicado July 22, 2025
Palavras-chave
  • Ludicidade; Educação; Inclusão; Criança.

Resumo

O plano de trabalho de iniciação científica é um recorte do projeto de pesquisa “Práticas Educativas e diferenças na educação infantil: a inclusão entre cores, sons e movimentos”. A fim de investigar acerca do problema de pesquisa: Qual a importância da educação lúdica como ferramenta de inclusão na educação infantil? Consideramos que a ludicidade presente em suas várias manifestações agrega inúmeras possibilidades de inclusão, socialização, aprendizado, ressignificação e descobertas da criança com deficiência em relação com o mundo a sua volta. O objetivo da investigação é que através de pesquisa bibliográfica e documental sobre a temática, fundamentar e valorizar a ludicidade nas práticas educativas e na inclusão de crianças com deficiência na educação infantil, partindo do princípio que ao utilizar a ludicidade como facilitadora do processo de inclusão e de ensino aprendizagem coloca a criança como partícipe central dos processos e estabelece segundo a BNCC seis direitos a serem contemplados. São eles: conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se.