A SEÇÃO DE TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) E OS ATENDIMENTOS EDUCACIONAIS À ACADÊMICOS SURDOS
- Educação de Surdos; Ensino Superior; Acessibilidade; Programa INCLUIR
Resumo
Este resumo expandido busca trabalhar um pequeno recorte de uma pesquisa maior, tendo como objetivo compreender as possibilidades das primeiras ações de inclusão para sujeitos surdos no campus Cidade Universitária da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Desta forma, foi realizada uma entrevista semiestruturada com Analice, que esteve presente no processo de institucionalização das primeiras ações de inclusão de sujeitos surdos no campus. A entrevista foi realizada por intermédio do Google Meet, gravada, transcrita e analisada a partir dos pressupostos foucaultianos para compor os dados que são apresentados. A partir do processo de cotejamento entre os marcos regulatórios que dão suporte à inclusão de sujeitos surdos e a entrevista foi possível detectar que a Instituição entende os sujeitos surdos a partir da perspectiva inclusiva alocando os mesmos ao grupo enfoque da Educação Especial. Em conclusão, podemos dizer que as mudanças e adequações institucionais que buscam atender à nova legislação de atendimento ao discente surdo são processos em construção. As práticas institucionais não estão pré-dadas e definidas. A Instituição não recebeu modelos acabados ou “manuais” sobre como atender os discentes surdos; e, na ausência deles, elaborou as suas estratégias e definiu procedimentos visando atender às normativas estabelecidas pelo Governo, que, sob certo aspecto, atendiam – ainda que de forma parcial – às demandas procedentes da sociedade e da conjuntura internacional.