PLANEJAMENTOS QUE ACOLHEM “PÓS PANDEMIA DO COVID-19”: UM BREVE RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de iniciação à docência realizado por um grupo de acadêmicos do curso de Pedagogia, na condição de residentes do Programa de Residência Pedagógica em uma escola municipal na cidade de Três Lagoas-MS, durante o início do ano letivo do ano de 2022, com o Grupo 6 da Educação Infantil. Planejamos e executamos, pautados nas orientações das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil (2010) e Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas (2019), um plano de aula de 10 dias letivos, tendo como foco o acolhimento das crianças. As atividades deram ênfase nos sentimentos e emoções para que, desde o primeiro contato, as relações de parceria entre família-escola-criança fossem fortalecidas, visando amenizar os impactos das primeiras semanas de adaptação escolar afetando a criança positivamente.