v. 1 (2022)
Resumos Expandidos

DISCUSSÕES SOBRE A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM LEVANTAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Publicado July 22, 2025
Palavras-chave
  • Inclusão; Educação Infantil; Levantamento de produção científica

Resumo

O presente trabalho apresenta brevemente os resultados, as análises e as reflexões advindos de um levantamento de produções científicas acerca da educação especial na perspectiva inclusiva no contexto da educação infantil no Brasil, os quais subsidiaram a elaboração da dissertação intitulada “A Educação Especial na perspectiva inclusiva na Educação Infantil: reflexões e possibilidades”. A constatação inicial, além da exígua quantidade de trabalhos sobre a inclusão na educação infantil, se compararmos ao total do número de trabalhos referentes à educação especial, foi a ausência dos referenciais foucaultianos como aporte teórico dentre os trabalhos selecionados. Observamos também que a inclusão é vista como um objetivo a ser alcançado e não como princípio, estando sempre na esperança de “vir a ser” e tentando se justificar por elementos que estão sempre além de suas possibilidades, pertencentes a outras instâncias. Por fim, os resultados desvelaram um viés pessimista acerca da inclusão na educação infantil, nos levando a colocar sob suspeita as “verdades” estabelecidas sobre essa inclusão, o que, de certa forma, justifica a relevância deste estudo.