GRANDEZAS E MEDIDAS: UM MODO DE OLHAR UMA MATEMÁTICA MAIS INCLUSIVA POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Resumo
O artigo apresenta uma forma de organizar, metodologicamente, de forma sequencial, a execução das atividades sobre um determinado tema da Matemática de maneira que contextualize com uma educação inclusiva. A inclusão depende de todos os setores do sistema educacional, com regras padrões para equalização de oportunidades. O aluno necessita do apoio do professor para agregar conhecimentos e utilizar em aulas as atividades que permitem que o aluno seja o protagonista do próprio aprendizado, que o aluno seja o responsável por construir seu conhecimento, sendo desafiado a refletir sobre o objeto de estudo. Nós, como alunos de uma licenciatura, tivemos o objetivo de desenvolver na prática uma sequência didática, de modo que tenhamos preparo para sermos professores mediadores, incentivadores da construção do conhecimento dos nossos futuros alunos. A metodologia da sequência didática de ensino trata de um conteúdo específico, trazendo um passo a passo descritivo de atividades a serem realizadas, abrangendo dificuldades reais e envolvendo compartilhamento e evolução dos conhecimentos, dentro de problemas possíveis de serem aplicados na realidade dos alunos. Cabe ressaltar que esta atividade é feita levando em consideração a habilidade BNCC EF06MA24. A finalização de conteúdo e metodologia trouxeram respostas positivas, de modo que o aluno pode experimentar uma aprendizagem significativa, fazendo relação do conteúdo aprendido com uma aplicação prática