- Pedagogia histórico-crítica; Formação de professores; Conhecimento científico
Resumo
O presente trabalho traz resultados de uma pesquisa bibliográfica qualitativa realizada em 2020 e 2021, pelo PIBIC/UFMS, no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, com o objetivo de apresentar as contribuições da pedagogia histórico-crítica à formação de professores. A metodologia está baseada em pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, pautado na análise bibliográfica dos textos de Saviani (2011), Duarte (2015;2016) e Martins (2010;2013). A pedagogia histórico-crítica é uma teoria educacional genuinamente brasileira, tendo em vista que se preocupa com os problemas educacionais, considerando a trajetória histórica, as políticas públicas e todas as tensões que envolvem o processo de escolarização e democratização da escola pública no nosso país. Pode-se perceber que a pedagogia histórico-crítica contribui significativamente para a formação dos professores, visto que analisa a educação com base na Ciência da História, isto é, sem idealismo e sem qualquer tipo de imobilismo. Desse modo, a pedagogia histórico-crítica traz a importância do conhecimento elaborado clássico das ciências, das artes e da filosofia na formação de professores. Nesse sentido, a pedagogia histórico-crítica defende que educar possui como finalidade conferir humanidade aos indivíduos e por isso é uma tarefa coletiva, ou seja, um compromisso ético do professor com os alunos. Em suma, a pedagogia histórico-crítica defende o conhecimento elaborado clássico das ciências, das artes e da filosofia na formação de professores, tendo em vista que a dominação dos conhecimentos mais elaborados é capaz de transformar a visão de mundo tanto dos alunos, quanto dos educadores.