AS CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO E DE PROFESSOR ALFABETIZADOR PRESENTES NO CURSO PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO
- Formação de professores; alfabetização; Tempo de Aprender; Política Nacional de Alfabetização.
Resumo
O objetivo deste trabalho é refletir sobre as concepções de alfabetização e de professor alfabetizador presentes no curso Formação Continuada em Práticas de Alfabetização, ofertado pelo Ministério da Educação (MEC) de forma on-line e gratuita. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória e descritiva, delineada de forma documental e bibliográfica, em que foram analisados os sete módulos do Curso Práticas de Alfabetização, bem como os vídeos, textos e materiais disponibilizados para download. Os resultados apontam que o conteúdo do curso, de forma geral, segue uma metodologia prescritiva, que, conforme os idealizadores da proposta, assegurariam sucesso no ensino, a partir de uma visão restrita de alfabetização como a codificação e decodificação do sistema alfabético, com a predileção pelo método fônico. A concepção de professor alfabetizador presente no curso é a de um mero executor do ensino, que não precisa refletir sobre sua prática, nem a adaptar ao seu contexto histórico-cultural. Assim, concluímos que o curso fabrica seu conteúdo, reduzindo a complexa questão da alfabetização à uma questão de métodos e expropriando do professor a capacidade intelectual e dialética própria de sua profissão.